Casa Created with Sketch.

A restauração do quadro “Independência ou Morte” foi finalizada

O final do restauro estava planejado para o mês de abril, mas foi antecipado por conta do Coronavírus

 (Tiago Queiroz/Casa.com.br)

O quadro que retrata um momento histórico no Brasil, “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, teve sua restauração adiantada. Por conta da Covid-19, Yara Petrella, responsável pelo procedimento, estava no grupo de risco, então precisou ser afastada e, por consequência, acelerar o processo.

 (Reprodução/Casa.com.br)

A obra de 415 cm × 760 cm, que foi montada no Museu do Ipiranga (SP) e nunca saiu de lá, foi embalada e retirada do Salão Nobre do local para as reformas no ambiente.

 (Reprodução/Casa.com.br)

Após o restauro do Salão, a obra será protegida por um tecido especial, que permite a passagem de oxigênio, mas impede a entrada de pó e será inspecionada a cada seis meses.

 (Reprodução/Casa.com.br)

Para o projeto ser completamente finalizado, falta apenas aplicar o verniz. O processo será supervisionado por Petrella e está programado para 2022, quando ocorrerá a reabertura do Museu, na comemoração ao bicentenário. As reformas no Salão Nobre estão previstas para durar quatro meses, com início em junho.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s