Continua após publicidade

Quarentena criativa: reinvente-se no seu banheiro em tempos de pandemia

Encaminhe uma foto sua, no seu banheiro. A imagem vai ajudar em uma pesquisa que pretende desvendar os limites do público e do privado

Por Redação
14 Maio 2020, 17h02
(Reprodução/Instagram)

Quando a casa se torna o único local possível do encontro, um projeto investiga o banheiro como palco cênico do isolamento. Por mais estranho que possa parecer, o banheiro é um local de muitas leituras simbólicas. Sinônimo máximo de privacidade, ele parece ser o único reduto ainda não devastado pela civilização do espetáculo indoor. Será?

(Reprodução/Instagram)

Para a jornalista Márcia Carini, criadora do @projetovidaprivada, são inúmeras as motivações que levam os espectadores a preterir as imagens do banheiro. “Em 24 anos escrevendo sobre arquitetura e decoração, percebi que esse ambiente da casa é o campeão de buscas e de interesse dos leitores, mas quando transposto das páginas das revistas para o mundo real, sua percepção representativa afasta o olhar. Ou seja, da escatologia ao fetiche, o banheiro costuma ter um valor figurado depreciativo. Sobretudo se…ele está povoado!”, explica.

Continua após a publicidade

Em resumo: parece uma grande loucura deixar-se fotografar no banheiro. E talvez seja. Mas essa é a provocação que a criadora desse projeto suscita. E o resultado supera as expectativas. Publicadas diariamente nos Stories do perfil, as fotos envidadas pelo público – em seus banheiros comuns – mostram uma criatividade e uma liberdade lúdica, que ressignificam o espaço. Emergem das fotos olhares novos sobre a casa.

(Reprodução/Instagram)

“Muitas das pessoas têm me mandado fotos com mensagens lindas desse período forçado de auto-percepção. Histórias de amor, de superação, de desejos e de grande bom humor, em meio ao caos”, conta Márcia. Hoje, os seguidores são, em sua maioria, arquitetos, designers e artistas plásticos brasileiros e estrangeiros. Mas o público não especializado começa a mostrar seu rosto e entrar na pesquisa. Há fotos de banheiros da Itália, França, Suíça, Espanha, Portugal, Inglaterra, Irlanda, Turquia, Bolívia, China… além de banheiros de todos os estados brasileiros.

(Reprodução/Casa.com.br)

A participação é muito simples: envie sua foto via Direct Message para o perfil @projetovidaprivada, no Instagram. Você opta se quer ter a tag de seu perfil marcada ou se prefere o anonimato. O Projeto também aceita vídeos. Em ambos os casos, a única restrição é que os participantes da imagem tenham mais de 18 anos. São aceitos filtros, montagens e ilustrações. O importante para a jornalista é que você olhe para o seu banheiro sob novos ângulos. E não apenas ângulos no sentido literal fotográfico. Mas com o prisma da novidade.

Continua após a publicidade
(Reprodução/Casa.com.br)

“Somos todos aprendizes nessa situação inusitada do mundo. E é preciso treinar um desbloqueio do cérebro para as coisas aparentemente banais. Torço que o processo seja divertido para quem participar. E agradeço muito essa ajuda que me possibilitará crescer os braços da minha pesquisa”, diz Márcia.


Um Projeto que nasceu há cinco anos

(Reprodução/Casa.com.br)

A jornalista paulista Márcia Carini escreve e fala sobre arquitetura e decoração há 24 anos. Foi editora nas revistas CASA CLAUDIA e ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO (onde trabalhou por 10 anos) no site CASA.COM.BR (que fundou em 2006, na Editora Abril), e na CASACOR (onde criou o TV CASACOR, apresentado por ela desde 2015). Então, nos intervalos de gravação, ela inventou uma grande brincadeira: fazer-se fotografar de modo performático em todos os banheiros em que isso fosse possível.

(Reprodução/Casa.com.br)

O perfil completou 5 anos – com 300 fotos, clicadas por colegas de equipe. Boa parte delas pela produtora Júlia Martinez e pelo cinegrafista Dênis Gois. Uso de fantasias, poses de yoga, o nu sublime, o irônico subjetivo… e inúmeras personas foram desenvolvidas ao longo do tempo. Cresceu como uma brincadeira, com seguidores surgindo de modo espontâneo. “Nunca tive tempo para me dedicar ao perfil. Mas ao longo desse período, com inúmeras leituras, construi um repertório de análises sobre nossa relação com a casa, que perpassam por neurociência, semiótica, filosofia e comunicação. Tudo isso, de certo modo, aparece nas minhas fotos. Uma parte das minhas referências bibliográficas têm sido colocadas nos Stories, para quem quiser se aprofundar no tema”. A pesquisa também incluiu a história do banheiro, dos materiais, dos desenhos e das formas. Mas o que mais interessa a jornalista é o universo do privado.

(Reprodução/Casa.com.br)

Com o isolamento, o @projetovidaprivada também se reinventa. “No distanciamento, eu tenho curiosidade de conhecer melhor o outro. Mas o outro dentro de verdades que nem ele mesmo imagina ter. Por isso, a minha proposta: crie uma foto sua no seu banheiro, com a sua verdade, por mais louca que ela seja. Não importa se o seu banheiro é pequeno ou se não tem glamour. O significado dele é você quem vai me dar”. Se precisar de mais informações, você pode escrever para marcia.carini@gmail.com.

Continua após a publicidade
Publicidade