Casa Created with Sketch.

Liberdade feminina é tema de obras vibrantes de designer brasileira

Os quadros de Jamile Sayão têm mulheres em destaque e frases autorais

Jamile Sayão ilustra quadros com mulheres e frases autorais

Jamile Sayão ilustra quadros com mulheres e frases autorais (divulgação/Jamile Sayão/Casa.com.br)

As artes feitas por mulheres, como as intervenções urbanas, estão ganhando cada vez mais espaço. Essa visibilidade para o trabalho das artistas é extremamente importante, pois a representatividade e qualidade dos trabalhos causam impactos positivos em mulheres que consomem arte e podem se identificar com as obras — e, claro, instigar o mercado a pensar em mais formas de incluir este público.

Uma das artistas que se inspira nas questões femininas, como o acolhimento e o incentivo à liberdade, é a designer e fotógrafa Jamile Sayão, que mora em São Paulo. Quando ficou grávida de sua primeira filha, ela decidiu que queria trabalhar com algo que a permitisse acompanhar o crescimento da menina. “Fotografei comida por muitos anos e acabei me encontrando nos desenhos após fazer um curso de retratos com interferência de ilustração. Ali, eu me apaixonei pela técnica e não parei mais”, lembra Jamile.

Seu lançamento mais recente é a série de quadros Minhas Meninas, com mulheres pintadas com cores vibrantes ao lado de frases inspiradoras — também escritas por ela. As figuras inspiradoras de suas ilustrações são mulheres comuns, como amigas e pessoas próximas. “Estas figuras representam liberdade, respeito e atitude, que são as essências do meu trabalho. Gosto de ouvir as histórias por trás de cada mulher que se identifica com as minhas meninas. E, muitas vezes, me emociono com os relatos que elas trazem”, conta a artista.

Durante a pandemia, ela também passou os desenhos para cangas, lenços e faixas. As criações são vendidas em seu perfil no Instagram e entregues em todo o país

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.