Inteligência artificial pode alterar o estilo de pinturas famosas

A OpenAI, organização que pesquisa inteligência artificial, apresentou ferramenta, a 'DALL·E 2, que permite criar imagens realistas a partir de texto

Por Redação Atualizado em 13 jun 2022, 17h31 - Publicado em 13 jun 2022, 19h00
Astronauta montado em um cavalo.
OpenAI/Reprodução

Há algumas semanas foi divulgada uma nova ferramenta de inteligência artificial (IA) do Google que pode transformar qualquer texto em uma imagem fotorrealista. Acontece que o Google não é a única empresa de tecnologia competindo por gerador de imagens de IA.

Conheça a OpenAI, uma empresa com sede em São Francisco que criou seu primeiro sistema de conversão de texto em imagem em janeiro de 2021. Agora, a equipe revelou seu mais recente sistema, chamado ‘DALL·E 2’, que gera imagens mais realistas e precisas com Resolução 4x maior.

Pintura
OpenAI/Reprodução
Pintura Moça com brinco de pérola transformada com uso de IA
OpenAI/Reprodução

Tanto o Imagen quanto o DALL·E 2 são ferramentas que usam inteligência artificial para transformar prompts de texto simples em imagens fotorrealistas que nunca existiram antes. O DALL·E 2 também pode fazer edições realistas em imagens existentes, o que significa que você pode dar estilos diferentes a pinturas famosas ou até mesmo criar um moicano em Mona Lisa.

O sistema de IA foi criado a partir do treinamento de uma rede neural em imagens e suas descrições de texto.

Desenho de menina mexendo em notebook ao lado de um gato
OpenAI/Reprodução
Continua após a publicidade

Desenho de garota mexendo em notebook ao lado de um gato.
OpenAI/Reprodução

Por meio do aprendizado profundo, o DALL·E 2 pode identificar objetos individuais e entender as relações entre eles. OpenAI explica, ‘DALL·E 2 aprendeu a relação entre imagens e o texto usado para descrevê-las. Ele usa um processo chamado ‘difusão’, que começa com um padrão de pontos aleatórios e gradualmente o altera em uma imagem quando reconhece aspectos específicos dessa imagem.’

‘IA que beneficia a humanidade’

A OpenAI diz que sua missão é garantir que a inteligência artificial beneficie toda a humanidade. A empresa diz: ‘Nossa esperança é que DALL·E 2 capacite as pessoas a se expressarem criativamente. O DALL·E 2 também nos ajuda a entender como os sistemas avançados de IA veem e entendem nosso mundo, o que é fundamental para nossa missão de criar IA que beneficie a humanidade.’

Pintura
OpenAI/Reprodução
Pintura O beijo, de Klimt, transformada por AI
OpenAI/Reprodução

No entanto, apesar das intenções da empresa, essa categoria de tecnologia é complicada de implantar com responsabilidade. Com isso em mente, a OpenAI diz que está atualmente estudando as limitações e capacidades do sistema com um seleto grupo de usuários.

A empresa já removeu conteúdo explícito dos dados de treinamento para evitar a geração de imagens violentas, de ódio ou pornográficas. Eles também dizem que o DALL·E 2 não pode gerar versões fotorrealistas de IA de rostos de indivíduos reais.

*Via Designboom

Continua após a publicidade

Publicidade