Casa Created with Sketch.

Instituto Bardi recebe obra da artista Lucia Koch e antecipa Bloomsday

A artista expõe na fachada da obra icônica de Lina Bo Bardi, enquanto Estudio Tupi adianta celebração irlandesa no Brasil

No sábado, 15 de junho, ocorrerão dois eventos simultâneos na Casa de Vidro do Instituto Bardi: uma intervenção artística de Lucia Koch e o Bloomsday, o dia dedicado à celebração da obra Ulysses, de James Joyce.

A artista multimídia, da Galeria Nara Roesler, vai expôr o seu projeto site-specific diretamente sobre a arquitetura modernista do local, criando um diálogo com a casa através de cortinas de malha estampada.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Em sua obra, destaca-se o degradê de cores: gamas de âmbar e azul, recorrentes entre os filtros de correção de cor para cinema. Estes emulam as variações de temperatura de cor da luz natural ao longo do dia, proporcionando aos visitantes uma nova experiência à medida em que se deslocam no espaço e podem observar as alterações de luz e movimento das cortinas.

A programação também conta com o Finnegans Eve 2019, segunda edição da celebração da obra Ulysses, do escritor irlandês James Joyce. O evento, organizado pelo Estudio Tupi, recebe o nome de Bloomsday na Irlanda e ocorre no dia 16 de junho, data em que se passa a história que tem como personagem principal Leopold Bloom.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Enquanto a intervenção de Lucia Koch abre ao público das 12h às 15h, o Finnegans Eve acontece das 15h às 17h, com apresentação do arquiteto Aldo Urbinati sobre a transparência na modernidade. Urbinati focará nas passagens do personagem Stephen Dedalus de Ulysses e sua relação com a “Inelutável Modalidade do Visível”.

Em seguida, Andrea Drigo e As Espiralistas apresentam sua obra “InG: um modo feminino de ouvir a obra InC de Terry Riley de 1964”, exibindo sua composição uma oitava acima do visível daquela “Inelutável Modalidade do audível”, que também complementava o mundo visual de Dedalus.

“As duas propostas revelam o potencial da Casa de Vidro, muito além da arquitetura, e reforça a sua vocação de abrigar diferentes expressões artísticas”, comenta Waldick Jatobá, diretor-presidente do Instituto Bardi. Os dois eventos contam com o apoio da Unifex e são gratuitos.


Programação do dia 15 de junho:

Das 12h às 15h – Abertura ao público da intervenção da artista Lucia Koch, com visitas acompanhadas pelo Educativo do Instituto Bardi.

Das 15h às 17h – Antecipando o Bloomsday – talk de Aldo Urbinati com show Andrea Drigo e as Espiralistas.
 
Serviço Casa de Vidro

Abertura da exposição: dia 15 de junho (neste dia a entrada será gratuita).

Horário: das 12h às 17h.

Intervenção de Lucia Koch: de 20 de junho a 31 de agosto.

Horário de visitação: de quinta a sábado nos horários de 10h, 11h30, 14h e 15h30.

Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (estudantes, professores, terceira idade e Amigos MASP).

Gratuidade: menores de 10 anos, estudantes da rede pública e professores da rede estadual, guias credenciados, membros ICOM e Amigos da Sociedade de Amigos do Instituto Bardi.

Local: General Almerio de Moura, 200 – Morumbi (São Paulo).
 
Informações: 3477.9902

Site: www.institutobardi.org

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s