Google celebra os 100 anos de Bauhaus com coleção especial

O importante movimento vanguardista alemão ganhou destaque na plataforma Google Arts & Culture, com mais de 45 exposições virtuais

Por Yara Guerra Atualizado em 17 fev 2020, 15h41 - Publicado em 12 dez 2019, 16h59
Google Arts & Culture/Divulgação

Mesmo 100 anos após o início do movimento artístico inspirado pela Escola de Arte Bauhaus, ainda são visíveis os impactos da expressão do modernismo no dia a dia das pessoas. Dos sinais de trânsito até os móveis de escritório, a lendária instituição de design contribuiu para uma mudança visual e funcional do mundo inteiro.

Foi pensando nisso que, o Google Arts & Culture lançou sua nova coleção, batizada de Bauhaus Everywhere, que reflete todas as áreas impactadas pelo movimento no último século.

Com mais de 10.000 objetos digitalizados, visitas virtuais a edifícios emblemáticos e a exibição de mais de 400 obras de arte capturadas pela Art Camera, a plataforma reúne mais de 45 exposições on-line.

A “Round House”, de Carl Fieger. Divulgação/Casa.com.br

Na coleção, é possível explorar obras como “Round House“, de Carl Fieger, “BAMBOS“, de Marcel Breuer, e “Court House“, de Edward Ludwig. Foram digitalizadas obras da Fundação Bauhaus Dessau (Alemanha) produzidas por várias décadas, reunindo arte, tecnologia e artesanato.

Para tanto, os curadores se reuniram com outros seis outros parceiros, incluindo o IIT Institute of Design e o Museu Guggenheim.

Continua após a publicidade

Banda de jazz da Bauhaus Band, eventos culturais em Dessau. Divulgação/Casa.com.br

Mas não para por aí: outros destaques da iniciativa incluem as galerias que mostram a vida cotidiana dos estudantes da Escola, como as renomadas festas da Bauhaus e o empoderamento das mulheres com visão de futuro.

E, como os princípios de design da escola se espalham para além da Alemanha e da Europa, está disponível uma Voyager Tour no Google Earth para mostrar como pessoas de diversas partes do mundo foram inspiradas pela Bauhaus.

VejaSP/Divulgação

Como o movimento buscava melhorar a vida das pessoas por meio do design funcional, a Google Arts & Culture, em colaboração com especialistas da Fundação Bauhaus Dessau, comprometeu-se também a exibir edifícios que só existiam no papel e na mente de seus criadores, além de esboços de arquivos, rabiscos e descrições para criar modelos de realidade aumentada de três estruturas visionárias, que mostram a importância da escola para a história moderna.

Para saber mais sobre a exposição virtual, clique aqui e assista o vídeo abaixo:

Continua após a publicidade

Publicidade