ArtRio inicia 10ª edição com programação presencial e online
O evento carioca se adaptou aos novos tempos e levou as galerias e instituições de arte também para a plataforma virtual
Neste ano, a ArtRio irá destacar em sua 10ª edição a arte brasileira e latino-americana. Foi aberta hoje, dia 14, a versão presencial da feira de arte, que irá até o dia 18 de outubro na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Além de galerias do Brasil, participam também países como França, EUA, Itália, China e Portugal.
Uma programação com 27 palestras, performances e debates também foi montada para acontecer virtualmente até o próximo dia 25. Na plataforma online, também é possível visitar a feira e suas galerias, além de conversar com os galeristas sobre os detalhes e negociações das obras.
Na terça-feira, dia 20, às 11h, por exemplo, haverá uma conversa entre o artista Ai Weiwei e o curador da exposição Ai Weiwei – Raiz, Marcello Dantas. A Casa ArtRio, inaugurada este ano no bairro Jardim Botânico, também terá sua programação digitalizada. Para ter acesso aos conteúdos, é preciso comprar um ingresso no site.
Arte moderna e contemporânea
O pavilhão principal da Marina da Glória será ocupado por 71 galerias e instituições, divididas entre os programas Panorama, com arte moderna e contemporânea, e Vista, com galerias criadas há até 10 anos — incluindo projetos que estão sendo apresentados pela primeira vez na feira. No evento presencial, será apresentado, por exemplo, o programa de vídeo arte Mira, com curadoria de Victor Gorgulho. Confira a lista completa de galerias e instituições participantes no site da ArtRio.
“Teremos este ano uma edição adequada ao cenário atual, seguindo com seu padrão de excelência e trazendo novas experiências para todos. A edição digital vai possibilitar que a feira quebre barreiras e chegue a um público mais amplo, que pode estar em qualquer lugar do mundo”, afirma a presidente da ArtRio, Brenda Valansi.
Serviço
10ª edição da ArtRio
Presencial: 14 (preview) a 18/10, na Marina da Glória (RJ), e edição virtual até o dia 25/10.
Ingressos entre R$ 50 a R$ 100 – à venda no site
Medida de segurança: as visitas serão agendadas em sessões de duas horas.