Templo hindu de concreto treliçado e vidro é criado na Índia

O escritório Abin Design Studio foi responsável pelo moderno projeto arquitetônico

Por Yeska Coelho Atualizado em 9 dez 2020, 12h23 - Publicado em 1 jan 2021, 06h00

O Narayantala Thakurdalan — nome dado ao templo — localizado na cidade de Bansberia, na Índia, foi totalmente construído utilizando concreto treliçado na estrutura interna e vidros na entrada.

A arquitetura de linhas simples dá ao local um estilo bastante moderno e contrastante. Em terra de menos é mais, as cores neutras dão destaque ao empreendimento que se diferencia das demais propriedades dali, de cores fortes.

Ao redor do santuário, os arquitetos do Abin Design Studio criaram uma parede com blocos vazados, que permitem a entrada de luz e criam uma atmosfera mais contemporânea no ambiente.

A fachada também permite que as pessoas façam uma conexão visual com o templo, antes mesmo de adentrarem o espaço. Ao mesmo tempo, mantém o local dedicado para adoração diária a uma pequena distância do movimentado cruzamento em que ele foi construído.

 

Para oferecer praticidade e circulação das pessoas para entram no templo, os especialistas abriram mão das colunas. Principalmente durante os cultos e festivais — em que há grande movimentação de fiéis — essa estratégia se mostra como uma boa saída para garantir aconchego entre os presentes.

 

Edmund Sumner/Casa.com.br
Continua após a publicidade

As portas foram feitas utilizando vidro e podem ser abertas integralmente, liberando um grande espaço de entrada para os visitantes. Quando todas elas estão abertas, é possível transformar o espaço interno em um verdadeiro local de reunião.

 

Edmund Sumner/Casa.com.br

Para fazer o projeto, o estúdio analisou o comportamento dos visitantes para entender como eles estavam utilizando o espaço. “Algumas pessoas ofereciam suas orações duas vezes por dia, enquanto muitos visitavam apenas ocasionalmente. Alguns devotos gastavam uma quantidade considerável de tempo oferecendo reverência, enquanto outros simplesmente curvavam suas cabeças em seus ciclos enquanto passavam”, disse Abin Design Studio.

 

Edmund Sumner/Casa.com.br

Narayantala Thakurdalan levou seis meses para ser construído e foi inaugurado a tempo de abrigar o Durga Puja anual, um festival de dez dias em homenagem à deusa da proteção.

 

Continua após a publicidade

Publicidade