Telhado armazena água da chuva e ajuda a resfriar o ambiente

Soluções arquitetônicas, criadas por um estúdio iraniano, pretendem diminuir o uso do ar-condicionado

Por Kym Souza 21 ago 2020, 09h10

O BMDesign Studios, sediado no Irã, criou o Concave Roof (Telhado Côncavo, em tradução livre), um sistema de telhado com as bordas íngremes, mas não do jeito que estamos acostumados. O modelo tem inclinações que lembram uma bacia e foi criado com o propósito de coletar água da chuva em lugares de clima árido, como o Irã, onde a falta de água pode levar a um deslocamento em massa no futuro.

Reprodução/ArchDaily

Como a precipitação nesta área é inferior a um terço da média mundial e a evaporação é mais de três vezes maior do que a média mundial, o sistema do telhado côncavo é projetado para que mesmo as chuvas mais fracas, sejam captadas, aglutinando gotas menores até que seja o suficiente para coletar.

Reprodução/ArchDaily

A camada externa do sistema do telhado não apenas coleta a água da chuva, como também fornece sombra adicional e permite que o ar se mova livremente entre ela e a camada interna, agindo como um mecanismo de resfriamento para ambos os telhados.

Reprodução/ArchDaily
Continua após a publicidade

Em uma escola com 923 de área de cobertura côncava, espera-se que 28 metros cúbicos de água possam ser coletados, com uma eficiência de cerca de 60%. Mas, as pesquisas continuam para maximizar a eficiência do sistema.

Reprodução/ArchDaily

Os reservatórios que se conectam aos sistemas de coleta serão colocados entre as paredes do edifício, permitindo um maior controle da flutuação da temperatura dos espaços internos, devido à capacidade de armazenamento de calor da água. Tudo o que irá reduzir a pegada de carbono geral do tão necessário ar-condicionado neste ambiente hostil.

Veja mais imagens do projeto:

Continua após a publicidade

Publicidade