Casa Created with Sketch.

Star Wars Day: veja a influência dos filmes nas construções atuais

Produzido em conjunto com designer, diversas criações ganharam destaque

 (Reprodução/Pinterest)

Para celebrar o dia de uma das franquias de filmes de maior sucesso, separamos algumas curiosidades sobre a galáxia muito, muito distante. Formada por mundos paralelos, que se distinguem na criação (diferentes trilogias) e localização (em que cada planeta tem sua história, clima e civilização), o universo de Star Wars foi construído a partir do design e não do enredo.

 (Reprodução/Pinterest)

Apesar de apresentar cenários futurísticos, bem diferentes da nossa realidade hoje, a obra influenciou na arquitetura atual e, muitas vezes, não notamos. 

 (Reprodução/Pinterest)

Para ter certeza que a história a ser contada se encaixaria com as paisagens, George Lucas pensou no design como uma forma de oferecer um ambiente e uma narrativa mais ampla. Com isso, o projeto sempre teve uma ligação forte com a arquitetura, interferindo, inclusive, em projetos atuais que eram apenas funcionais.

 (Reprodução/Pinterest)

Além desta troca, edifícios e construções pertencentes ao nosso mundo também tiveram grande influência no filme. Temos, assim, uma via de mão dupla constante. Separamos, aqui, 7 exemplos:

 (www.domusweb.it/Reprodução)

Através deste enorme veículo, Luke Skywalker recuperou os droides na trilogia original. Com estilo brutalista, este foi o primeiro encontro com a arquitetura que dominaria a franquia. Apenas alguns ajustes foram necessários para o automóvel virar a Casa da Música, em Portugal, e a sede da LucasFilm, em Singapura.

 (destinoinfinito.com/Reprodução)

Os primeiros filmes também utilizaram construções deste mundo para as filmagens. Tatooine, o planeta deserto onde vivia Luke, foi filmado na Tunísia. Assim como o nome foi inspirado pela cidade de Tataouine, os iglus, como Mos Eisley, imitavam os celeiros de Ulede Soltane

Veja também

 (www.domusweb.it/Reprodução)

A Estrela da Morte, principal arma de destruição, apresenta uma simplicidade geométrica que a torna um desenho memorável. Similar a uma lua, a nave inspirou o design do RAK Convention and Exhibition Centre em Ras Al Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos. 

 (John Lautner/Reprodução)

Construída vinte anos antes de O Império Contra-Ataca, a Chemosphere House – projetada por John Lautner e localizada em Los Angeles, EUA – motivou as vistas e os edifícios do planeta Bespin, trazendo a ideia de um design vertical.

 (www.domusweb.it/Reprodução)

O palácio de Jabba the Hutt é outra grande peça arquitetônica de Star Wars. Com formas redondas lembrando um templo, sua beleza é atemporal. Curiosamente, apenas alguns anos antes, a construção do Observatório Meteorológico Śnieżka, na Polônia, que se assemelha muito ao palácio, foi concluída.

 (www.domusweb.it/Reprodução)

Coruscant, a capital da velha República, foi inspirada em grandes metrópoles, combinando o clássico horizonte de Nova York com o estilo moderno de torres de Kuala Lumpur, na Malásia, e Singapura.

 (www.domusweb.it/Reprodução)

Coruscant é, também, a sede do senado galáctico, uma estrutura que hoje recorda o Louvre de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.