Casa Created with Sketch.

Reforma transforma casa em ruínas na República Tcheca

Utilizada anteriormente como celeiro, a construção tem elementos novos e antigos convivendo em harmonia

A arquitetura e o design de interiores têm o poder transformar espaços e deixá-los irreconhecíveis após uma caprichada reforma. Este projeto, porém, se valeu da história de uma antiga propriedade rural na República Tcheca, reconstruída como um celeiro durante o  regime comunista do país, para transformá-la numa casa com o exterior “em ruínas”, mas com o interior moderno e aconchegante.

 (reprodução/Casa.com.br)

“Apesar da reforma anterior sem consideração, a construção não perdeu nada de sua grandeza. Pelo contrário, a maneira como está situada, como se eleva ao céu e a forma como sua matéria-prima resistiu ao tempo provaram ser da mais alta qualidade”, contam Jan Hora, Barbora Hora e Jan Veisser, do studio ORA, responsáveis pela renovação concluída este ano.

“Qualquer tentativa de reparo tradicional significaria perder o caráter original da ruína. Nossa proposta foi então consertar o estado das ruínas em romântico e entrar na casa de novo.” Para isso, os arquitetos mantiveram o aspecto externo da construção, com algumas novas aberturas para entrada de luz natural e integração dos espaços, e demoliram as paredes internas, retomando o layout original do edifício, com dois andares ao invés de três. As vigas de madeiras retiradas no processo foram reinseridas e utilizadas no teto e nas treliças. “A maior parte do material permaneceu no lugar, apenas foi reorganizado.”

Para ler o conteúdo completo, acesse o site Editora Olhares / Janela.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.