Casa Created with Sketch.

Pinturas étnicas enfeitam casas de vila africana

Habitadas pelo povo Kassena, as moradias deste vilarejo em Burkina Faso exibem uma caprichosa pintura feita por mulheres

 ((Reprodução/Rita Wallaert)/Casa.com.br)

Ao sul de Burkina Faso, país a oeste do continente africano, a vila Tiébélé abriga o povo Kassena há mais de 500 anos. Formada por 67 vilarejos, cada um com hierarquia própria, ela encanta não só pela cultura e tradições ancestrais mantidas pelo grupo e passadas de geração em geração, mas também por suas construções que exibem caprichosas pinturas.

 ((Reprodução/Rita Wallaert)/Casa.com.br)

Suas habitações – casas de barro com terraços no telhado – recebem uma vez por ano uma cuidadosa pintura que narra as histórias, cotidianos e crenças de seus moradores. Enquanto os homens são responsáveis pela construção que segue a arquitetura Gourounsi, outro nome pelo qual essa população é conhecida, fica a cargo das mulheres os afrescos das fachadas.

 ((Reprodução/Rita Wallaert)/Casa.com.br)

Diferentes desenhos e cores são empregados nas construções, uma maneira criativa de passar valores e contar histórias através da arquitetura.

 ((Reprodução/Rita Wallaert)/Casa.com.br)

 ((Reprodução/Rita Wallaert)/Casa.com.br)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s