Casa Created with Sketch.

Oscar Niemeyer tem projeto póstumo finalizado na Alemanha

50 moldes de madeira foram feitos à mão para construir a Esfera Niemeyer

A Esfera Niemeyer, na Alemanha

 (divulgação/Eyrise/Casa.com.br)

É do Brasil: falecido em 2012, Oscar Niemeyer não deixou de ser considerado um dos arquitetos mais importantes da história. Até hoje, seus projetos transformam-se em construções incríveis pelo mundo. É o caso da Esfera Niemeyer, um de seus últimos esboços que acaba de ser finalizado na cidade de Leipzig, na Alemanha. 

Close nos vidros da Esfera Niemeyer, na Alemanha

 (divulgação/Eyrise/Casa.com.br)

A esfera futurista de concreto e com vista panorâmica para a cidade foi levantada dentro de um complexo industrial do século 19. Um ano antes da morte de Niemeyer, o projeto foi encomendado para fazer parte da área de lazer de uma das fábricas do local. Após o falecimento do arquiteto, seu assistente Jair Valera ficou responsável por desenvolver os desenhos e o arquiteto Harald Kern por executar a obra. 

Detalhes e medidas

Área interna da Esfera Niemeyer, na Alemanha

 (divulgação/Eyrise/Casa.com.br)

Ela abriga um restaurante e bar dentro de seus 12 metros de diâmetro e 144 módulos de vidro de cristal líquido triangulares — para que as medidas saíssem como o projeto pedia, eles foram fabricados um a um e podem ter seus tons controlados por um aplicativo, escurecendo ou clareando as superfícies conforme a necessidade. O tipo de vidro escolhido é da empresa Eyrise e tem proteção solar, o que evita o superaquecimento da parte interna. Cerca de 50 moldes de madeira foram feitos à mão antes da estrutura definitiva ser levantada com concreto. 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s