Casa Created with Sketch.

Oficina de mel funciona em estrutura apoiada por pilares de concreto

O projeto investe em soluções sustentáveis e econômicas, priorizando o conforto térmico e a iluminação natural

 (Reprodução/Estudio Flume/Casa.com.br)

Na paisagem rural do norte brasileiro, uma construção branca com linhas firmes se destaca no horizonte. Situada em Canaã dos Carajás, município paraense conhecido pela intensa mineração, a estrutura abriga uma oficina para apicultores da região.

 (Reprodução/Estudio Flume/Casa.com.br)

O edifício projetado pelo Estudio Flume faz parte de uma estratégia socioeconômica e ambiental que tem como objetivo desenvolver um negócio local autossustentável, a fim de ajudar na recuperação da floresta tropical desmatada e explorada.

A Casa do Mel, desenvolvida em parceria com a associação canaãnense de apicultores, funciona como espaço de trabalho para processar o mel coletado por uma cooperativa de 53 produtores.

 (Reprodução/Estudio Flume/Casa.com.br)

Soluções sustentáveis e acessíveis tornaram a edificação econômica e ambientalmente correta. O terreno irregular passou de obstáculo a aliado da arquitetura. Ao invés de fazer grandes movimentações de terra para nivelar o declive longitudinal de sete metros, a estrutura foi apoiada sobre pilares de concreto.

 (Reprodução/Estudio Flume/Casa.com.br)

O clima local foi determinante para a concepção da casa. A orientação da construção prioriza o conforto térmico e a iluminação natural. Os espaços permanentes, como a sala de processamento de mel e o contêiner, estão localizados voltados para o leste, assim se beneficiam da luz solar matinal.

A fachada com elementos vazados possibilita a ventilação cruzada e regula os níveis de luz interna, auxiliando na manutenção de um ambiente saudável. Telas mosquiteiras envolvem as aberturas.

 (Reprodução/Estudio Flume/Casa.com.br)

O teto com camada dupla; uma laje de cobertura e uma estrutura de madeira com telhas metálicas; e a separação do piso do solo são os principais responsáveis pela criação dos colchões de ar que ajudam na manutenção do conforto térmico.

 (Reprodução/Estudio Flume/Casa.com.br)

Estratégias sustentáveis também são incorporadas pelo projeto, como o círculo de bananeiras (método usado para o tratamento de águas residuais e prevenção da contaminação do solo), o biodigestor e a coleta de água de chuva.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s