Casa Created with Sketch.

O iF Design Awards 2021 está com inscrições abertas e cheio de novidades!

Além de novas categorias, a cobiçada premiação está com um novo esquema de júri e avaliação dos projetos

A 67ª edição do iF Design Awards já abriu as inscrições. O Prêmio reconhece os principais projetos no universo do design – desde produtos, comunicação, embalagens e serviços, até arquitetura e interiores. Em 2020, a premiação contou com 3.400 participantes de 56 nações diferentes enviaram 7.300 inscrições. Um painel de 78 especialistas de mais de 20 países participaram do júri, consagrou o cobiçado rótulo de design, o iF Design Award 2020, para 1.453 profissionais, agências e empresas. Dentre esse total, 75 projetos receberam o iF Gold Award 2020.

 (Reprodução/Casa.com.br)

A edição de 2021 estará repleta de novidades. A primeira delas é a inserção de uma fase de pré-seleção online dos projetos, na qual o júri se reunirá por meio de uma ferramenta virtual para destacar os melhores 50% entre todos os inscritos.

Após isso, os projetos deverão ser enviados a Berlim onde, em março de 2021, cerca de 50 especialistas de design do mundo todo os avaliarão presencialmente para indicar os vencedores. A intenção, segundo nota divulgada pelo evento, é que a divisão do processo de júri em etapas reduza os custos logísticos para os participantes e torne a premiação mais eco-friendly, uma vez que diminuirá a pegada de carbono decorrente dos envios dos projetos para a Alemanha.

 (Reprodução/Casa.com.br)

Outra novidade é nas categorias. Além das sete convencionais (produto, embalagem, comunicação, design de interiores, design de serviço, arquitetura e conceito profissional) a organização incluiu outras duas, experiência do usuário (UX) e interface do usuário (UI).

 (Reprodução/Casa.com.br)

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas com desconto até 26 de junho, com prazo final em 1º de dezembro de 2020. A cerimônia de premiação, que será realizada em Berlim, está prevista para 10 de maio de 2021.

Abaixo relembre os vencedores da edição de 2020!

Categoria Arquitetura

Gustavo Penna – Memorial da Imigração Japonesa – Minas Gerais

Este museu ao ar livre celebra a amizade entre o Japão e o Estado de Minas Gerais, e simboliza os muitos frutos de seu relacionamento. A estrutura é uma ponte que atravessa um lago. Ela liga, metaforicamente, dois territórios, épocas, ideias e ideais. As paredes curvas de cada lado da ponte – uma com um círculo vermelho e a outra com um triângulo – são um aceno para as bandeiras do Japão e de Minas. A estrutura se esforça para ser uma feliz analogia que expressa qualidades de concisão e síntese comuns a ambas culturas.


Studio AG Arquitetura – Casa GGL

Localizada em São Paulo, a Casa GGL foi construída em um longo e estreito terreno. O desafio do projeto era maximizar o espaço no meio urbano. O layout é composto por um porão, térreo, um andar superior e um solário no telhado. O design busca ser novo e surpreendente, mas também respeita o estilo arquitetônico dos edifícios vizinhos. A Casa GGL reinterpreta a morada tradicional: ripas verticais isolantes são um aceno para o telhado de duas águas. Eles criam uma silhueta em forma de caixa destacando os espaços abertos e fechados e incluem o piso superior e o solário.


Categoria Arquitetura de Interiores

Cristina Menezes Arquitetura e Decoração – Casa dos Sonhos

 

Este projeto foi realizado para um apartamento com um piso plano aberto. O interior é conectado ao ar livre através de grandes janelas e uma varanda aberta, o que também faz parte do paisagismo. O morador solicitou várias áreas verdes para trazer a natureza para dentro, proporcionando aos quartos um ambiente descontraído. Os banheiros e os dormitórios são revestidos por painéis de madeira para acomodar a ocupação e oferecer privacidade. O design cria um senso de drama e surpresa e permite partições fáceis.


Categoria Design de Produto

A maior categoria do prêmio reflete também a maior diversidade em ítens, países de origem, e também o tamanho das empresas ou estúdios. Uma tendência importante, a tecnologia inteligente, reflete-se melhor nas criações de uso doméstico/mesa, banheiro e cozinha (geladeiras inteligentes e panela de arroz). Confira os vencedores brasileiros na galeria acima!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s