Casa Created with Sketch.

Essa casa em Porto Alegre foi feita com contêineres!

Projeto da KS Arquitetura, a morada é a residência de um metalúrgico apaixonado pela beleza e praticidade das estruturas metálicas

 (Marcelo Donadussi/Casa.com.br)

Essa estrutura de contêineres, que mais parece uma instalação artística, é na verdade uma casa em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Projetada pela KS Arquitetos, é a residência de um metalúrgico apaixonado por sua profissão e por estruturas metálicas.

A inspiração surgiu quando a equipe viu a imagem de um navio de carga, transportando os contêineres empilhados de uma forma desalinhada.

 (Marcelo Donadussi/Casa.com.br)

Além de traduzir o estilo de vida do proprietário para a arquitetura, os contêineres oferecem a possibilidade de um design modular e montagem rápida. Cada uma das projeções possibilita uma vista diferente. Inclusive, uma das janelas da sala fica voltada para uma área de conservação ambiental próxima, e a suíte fica de frente para o rio Guaíba.

 (Marcelo Donadussi/Casa.com.br)

Como o terreno era bem inclinado, foi feita uma fundação em concreto pré-moldado (esse método mantém a lógica industrial, que norteia o projeto). Nesse declive ficam a garagem e a oficina.

 (Marcelo Donadussi/Casa.com.br)

Para a fachada não foi preciso fazer muitas modificações. A ideia era aproveitar a própria estética dos contêineres e a beleza de cada parte da estrutura metálica. Até mesmo a porta principal é feita com os materiais originais dos contêineres.

 (Marcelo Donadussi/Casa.com.br)

Porém, mesmo com uma inspiração tão industrial, o interior da casa é super aconchegante! Para garantir que a acústica ficasse boa, ou seja, para que a casa não ficasse com eco, as paredes e teto foram revestidos com drywall e algumas receberam um acabamento com tijolos.

O mobiliário minimalista e a iluminação natural abundante dão um charme final para a casa.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s