Casa Created with Sketch.

Conjunto de cabanas em árvores forma resort na China

O WH Studio construiu um resort com cara de casa na árvore no distrito hoteleiro de Senbo Resort Hangzhou

 

 (Liu Xiaoli
/Designboom)

O WH Studio construiu um conjunto de cabanas em casa na árvore no distrito hoteleiro de Senbo Resort Hangzhou, na China. Aninhado na paisagem montanhosa, o grupo de cabanas de madeira se mistura com as árvores ao redor. Cada conjunto compreende seis cabines que os hóspedes podem acessar por meio de um caminho externo em zigue-zague que lembra escalada, enquanto os terraços externos em diferentes alturas parecem ‘galhos de árvore’ para atividades ao ar livre.

O estúdio desenvolveu conceitualmente cada casa na árvore do Senbo Resort Hangzhou como uma ‘grande árvore’ composta de três elementos principais: o caminho, a plataforma e a cabana. Essas unidades foram então empilhadas umas sobre as outras, criando a experiência de ‘escalada em árvores’ conforme os hóspedes se moviam.

Juntas, as cabanas aparecem como aglomerados de ninhos, inseridos na rica vegetação do resort. “Após uma consideração cuidadosa, gradualmente esclarecemos o conceito”, observa o estúdio. “Não é a vida solitária, mas o estado de gregarismo na árvore que pode fortalecer as características de nidificação – um grupo de cabanas pousando nos galhos surgiu como a imagem inicial.”

 (Liu Xiaoli
/Designboom)

Os conceitos de dualidade e equilíbrio são implementados em todos os aspectos do design. “Com base no caráter comercial do projeto e no ambiente de montanha, focamos no equilíbrio entre abstração e imagem, interior e exterior, geometria e natureza”, acrescenta o WH Studio. O simulado de tronco de árvore morto evoca diretamente a imagem de construção de ninho da natureza, mas evita o super-realismo com folhagem exuberante. O telhado inclinado único não tem beirais e mantém características geométricas simples, enquanto as fachadas das cabines refletem imagens da floresta circundante.

 (Liu Xiaoli
/Designboom)

Considerando que as casas na árvore são populares entre as famílias e os jovens, as seis cabines de cada conjunto adotam dois formatos: telhado de dupla inclinação com varanda côncava; e telhado de canto recortado de quatro inclinações com varanda convexa. “Este último fortalece ainda mais o efeito de conto de fadas”, diz o estúdio chinês. “No design original, há um slide da plataforma para o chão para adicionar diversão. Quando as luzes se acendem à noite, parece que a história dos ‘sete anões’ está para começar.”

Veja todas as fotos do projeto na galeria.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.