Casa Created with Sketch.

Conheça a vila para pessoas com Alzheimer, em construção na França

Projetada pelo escritório NORD Architects, a Village Landais Alzheimer busca proporcionar um ambiente saudável, seguro e normal para seus 120 residentes

 (NORD Architects/Divulgação)

Todos os anos, a França tem 225 mil novos casos de demência do tipo Alzheimer, com uma expectativa de que o número de pacientes exceda um milhão em 2020. Com isso em mente – e com inspiração no modelo holandês em Weesp, perto de Amsterdã –, o governo da França criou o projeto da Village Landais Alzheimer, ou Alzheimer Village.

Na comuna francesa de Dax e com um custo de construção de 16 milhões de euros (aproximadamente 72 milhões de reais), a vila tem uma abordagem não-droga, com atividades terapêuticas para preservar as habilidades dos residentes.

 (NORD Architects/Divulgação)

Quem assina o projeto é o NORD Architects, que imaginou um ambiente compartilhado, mas privativo, e cercado pela natureza. “A Alzheimer Village é uma inovação e renovação de uma casa de repouso tradicional para pessoas com Alzheimer. Os moradores vivem em casas menores, onde estão inseridos no cotidiano e onde a qualidade de vida e a arquitetura de cura estão em foco”, o escritório explica.

 (NORD Architects/Divulgação)

Em construção desde 2016, a vila deve ser inaugurada em 2020 e contará com 16 casas de 300 metros quadrados, no estilo da arquitetura tradicional da região dos Landes, e cada uma acomodará de sete a oito residentes. Apesar de compartilhadas, as construções foram pensadas para respeitar diferentes estilos de vida, assim como a autonomia e a intimidade de cada pessoa. No total, 120 moradores viverão ali.

 (NORD Architects/Divulgação)

Em uma área arborizada de mais de cinco hectares, as casas foram organizadas ao redor do centro, conhecido como La Bastide. Ali, os residentes poderão encontrar e aproveitar loja, cabeleireiro, restaurante, centro cultural e centro de saúde – tudo o que precisam para viver normalmente de forma independente.

Além do centro, haverá também um parque paisagístico, onde os moradores poderão praticar jardinagem e cuidar de animais na mini fazenda.

 (NORD Architects/Divulgação)

Na parte médica, a Village Landais Alzheimer possuirá centro de pesquisa, com treinamento para profissionais da saúde, e alojamento para pesquisadores e voluntários, que realizarão atividades com os moradores.

“O Village também será um centro de recursos para pesquisa médica e terapêutica. Esta é uma parte essencial do projeto. Vários estudos de avaliação serão realizados para medir a natureza exemplar e eficaz deste método de gestão inovador. Um estudo também terá foco no impacto de novas tecnologias e novas formas de reabilitação da perda cognitiva”, explica Xavier Fortinon, presidente do conselho departamental dos Landes e presidente da Gestão de Interesse Público do projeto.

Confira mais detalhes no vídeo abaixo:

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s