Cobertura duplex de 650 m² é reformada em apenas 18 dias
Projeto do escritório Felipe Carolo Arquitetura trouxe ares contemporâneos ao imóvel mantendo peças de valor afetivo da moradora

No coração do Alto de Pinheiros, em São Paulo, uma cobertura duplex de 650 m² foi completamente renovada para refletir a sofisticação e as memórias afetivas de sua proprietária. Situado paralelamente à icônica Praça Pôr do Sol, o imóvel de dois andares foi adaptado com projeto do escritório Felipe Carolo Arquitetura para unir funcionalidade e estilo, mantendo intacta a personalidade única da moradora.

No pavimento inferior, o projeto abrange três sóbrias suítes, áreas sociais como living, sala de jantar e sala de TV, além de espaços funcionais, como cozinha, lavanderia, louceiro e dependências completas de serviço.
O andar superior se destaca pela área de lazer, com academia, piscina e amplo jardim. O espaço também abriga a biblioteca e o escritório da proprietária, cuidadosamente planejados para momentos de trabalho e contemplação, com vista privilegiada para os pores do sol.

Arquiteta de formação, a proprietária trouxe uma direção clara ao projeto: modernizar a decoração sem perder a identidade. Com base inspirada no clássico francês, aliada à contemporaneidade e à brasilidade, o resultado são ambientes nos quais as memórias de viagens pelo mundo, coleções de arte e artesanato coexistem harmoniosamente com novos elementos de design.

O living, por exemplo, foi repaginado para integrar decoração e funcionalidade. O mobiliário combina peças icônicas, como o conjunto Maralunga, de Vico Magistretti, a poltrona Ghost, de Cini Boeri, e poltronas de Sergio Rodrigues e Jorge Zalzupin com itens sob medida, como o sofá curvo desenvolvido pelo escritório em parceria com a Casa Picolo. Tapetes persas e kilims, adquiridos em viagens, dialogam com obras de arte assinadas por Volpi, Carybé, Mabe e Yolanda Mohalyi, entre outros. Cada peça foi cuidadosamente posicionada e valorizada por iluminação cenográfica.

No pavimento superior, o jardim é o ponto alto. Completamente repaginado pela paisagista Clariça Lima, ele foi inspirado nos jardins franceses, mas adaptado à leveza tropical. A seleção de plantas inclui jabuticabeiras, jasmins, gardênias e uma galeria de camélias — o xodó da cliente. Destacam-se também o suculentário e árvores frutíferas, como limões e laranjas doces.

Outro destaque foi o prazo de execução do projeto, de apenas 18 dias, tempo durante o qual a cliente estava em viagem. Para que ele fosse possível, a reforma exigiu planejamento prévio minucioso de quatro meses, além dos anos de convivência que as arquitetas já mantinham com a proprietária do imóvel.
Veja a galeria de fotos do projeto abaixo:





