Continua após publicidade

Casas de verão são aninhadas à paisagem de ilha grega

Com soluções térmicas e sustentáveis, as "Nonagriam Twins" se misturam à natureza circundante

Por Yara Guerra
Atualizado em 17 fev 2020, 15h35 - Publicado em 6 fev 2020, 15h26
Vista da residência A. (Divulgação/Casa.com.br)

Localizadas na ilha grega de Andros, estas residências independentes são duas casas de veraneio projetadas para se misturar perfeitamente à topografia do local onde se encontram, graças aos planos baixos e horizontais e aos espaços abertos e arejados.

O projeto, do escritório A31 Architecture, cobre uma área de aproximadamente 600 m². A residência A compreende uma área de estar e jantar aberta, cozinha, dois quartos com vista para o mar, um quarto principal subterrâneo e uma pousada independente em um nível inferior.

Além disso, uma escada conecta organicamente a casa a uma caverna de pedra natural existente.

Vista frontal das duas residências. (Divulgação/Casa.com.br)

Enquanto isso, a residência B inclui sala de estar e jantar, cozinha, banheiro, um quarto com vista para o mar e duas salas de banho subterrâneas, acessíveis por um átrio interior.

Continua após a publicidade

Esta casa também possui uma pousada independente em um nível inferior. Ambos os edifícios têm uma grande piscina, que se conecta visualmente ao mar.

(Divulgação/Casa.com.br)

O design de arquitetura das Nonagriam Twins, como foram chamadas, pretende ser “moderno e rigoroso”, enquanto se aninha na paisagem natural de Andros.

Com isso em mente, os espaços foram criados para serem abertos e arejados, com amplas aberturas sem colunas ou paredes, proporcionando vistas desobstruídas do mar.

(Divulgação/Casa.com.br)

A residência subterrânea apresenta exemplos inteligentes de arquitetura com eficiência energética, como aquecimento geotérmico e design passivo, que mantêm o interior confortável e minimizam a necessidade de aquecimento ou resfriamento nos meses de inverno e verão.

(Divulgação/Casa.com.br)

Já os telhados foram construídos a partir de lajes de concreto cobertas pela vegetação local, o que criou um escudo térmico para as casas e incorporou ainda mais o projeto à natureza circundante. Essa cobertura verde é parte integrante da construção inovadora em meio à paisagem bela e selvagem de Andros.

Publicidade