Casas de verão são aninhadas à paisagem de ilha grega

Com soluções térmicas e sustentáveis, as "Nonagriam Twins" se misturam à natureza circundante

Por Yara Guerra Atualizado em 17 fev 2020, 15h35 - Publicado em 6 fev 2020, 15h26
Vista da residência A. Divulgação/Casa.com.br

Localizadas na ilha grega de Andros, estas residências independentes são duas casas de veraneio projetadas para se misturar perfeitamente à topografia do local onde se encontram, graças aos planos baixos e horizontais e aos espaços abertos e arejados.

O projeto, do escritório A31 Architecturecobre uma área de aproximadamente 600 m². A residência A compreende uma área de estar e jantar aberta, cozinha, dois quartos com vista para o mar, um quarto principal subterrâneo e uma pousada independente em um nível inferior.

Além disso, uma escada conecta organicamente a casa a uma caverna de pedra natural existente.

Vista frontal das duas residências. Divulgação/Casa.com.br

Enquanto isso, a residência B inclui sala de estar e jantar, cozinha, banheiro, um quarto com vista para o mar e duas salas de banho subterrâneas, acessíveis por um átrio interior.

Esta casa também possui uma pousada independente em um nível inferior. Ambos os edifícios têm uma grande piscina, que se conecta visualmente ao mar.

Continua após a publicidade

Divulgação/Casa.com.br

O design de arquitetura das Nonagriam Twins, como foram chamadas, pretende ser “moderno e rigoroso”, enquanto se aninha na paisagem natural de Andros.

Com isso em mente, os espaços foram criados para serem abertos e arejados, com amplas aberturas sem colunas ou paredes, proporcionando vistas desobstruídas do mar.

Divulgação/Casa.com.br

A residência subterrânea apresenta exemplos inteligentes de arquitetura com eficiência energética, como aquecimento geotérmico e design passivo, que mantêm o interior confortável e minimizam a necessidade de aquecimento ou resfriamento nos meses de inverno e verão.

Divulgação/Casa.com.br

Já os telhados foram construídos a partir de lajes de concreto cobertas pela vegetação local, o que criou um escudo térmico para as casas e incorporou ainda mais o projeto à natureza circundante. Essa cobertura verde é parte integrante da construção inovadora em meio à paisagem bela e selvagem de Andros.

Continua após a publicidade

Publicidade