Casa Created with Sketch.

Casa térrea iluminada e aberta para a paisagem

A arquitetura de linha simples desenhou um refúgio de sossego com cores claras e ambientes integrados

 (Robert Walsh/Casa.com.br)

Localizada em Crescent Head, na Austrália, esta casa térrea de linhas simples, com espaços generosos e dinâmicos, é o refúgio de um casal. A arquitetura, assinada pelo escritório Madeleine Blanchfield Architects, é praticamente uma caixa de madeira e alvenaria instalada em um terreno rochoso. A parte social, que inclui um grande living e a cozinha, ambos integrados, se abre para a paisagem ao redor. E, como a casa está na parte alta da região, a vista é ainda mais privilegiada.

 (Robert Walsh/Casa.com.br)

A área íntima, com quartos e banheiros foi instalada na outra face do imóvel, separada por uma grande parede branca, que não chega até o teto e funciona também como armários.

O teto, aliás, dá um toque todo especial à arquitetura. Feito de madeira natural, tem um desenho orgânico, que se desdobra desde a entrada até a parte traseira da construção. A ideia dos arquitetos foi traduzir nesse desenho a vista do oceano e das montanhas que circundam o lugar.

 (Robert Walsh/Casa.com.br)

Segundo os arquitetos, os moradores pediram um projeto que fizesse com que eles se esquecessem da agitação do mundo exterior. É como um casulo privado, mas, ao mesmo tempo, aberto e com uma atmosfera leve. Para criar esse clima, os arquitetos escolheram uma paleta clara, que inclui materiais como o piso de cimento polido e muita madeira nas janelas internas, bancos e detalhes nos banheiros.

O enorme espaço social da casa, que inclui sala de jantar, estar e cozinha com pé-direito alto confunde a fronteira entre exterior e interior, e dão as moradores a sensação de se estar vivendo ao ar livre.

A sustentabilidade também foi levada em consideração na hora de elaborar o projeto. Os arquitetos planejaram ventilação cruzada para dispensar o uso de ar-condicionado e também buscaram proteger os ambientes da incidência direta de sol. Além disso, privilegiaram os materiais de origem local, além de poucos acabamentos no banheiro, por exemplo.

 (Robert Walsh/Casa.com.br)

 

Para ver mais fotos deste projeto, navegue pela galeria abaixo!

 

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.