Casa em módulos se integra ao terreno em declive
A estrutura de alvenaria, pedra, madeira e muito vidro trouxe estilo à arquitetura e permitiu uma forte integração com a natureza
A grande sacada do projeto desta casa de campo, assinada pelo escritório Gilda Meirelles Arquitetura, foi elaborar um projeto que acompanhasse a inclinação do terreno, sem criar muitas escadas. Além disso, a vista da paisagem do condomínio, em Bragança Paulista, interior de São Paulo, pode ser apreciada de todos os ambientes.
A saída para vencer o desafio do grande declive acabou se tornando o maior diferencial do projeto. A arquiteta desenhou módulos em níveis diferentes, separando a área íntima da área de serviço e da social. Ao mesmo tempo, criou-se uma integração com a vegetação, que dá a impressão de que a casa floresce do terreno.
Cada detalhe deste refúgio foi pensado para acomodar a família de moradores com conforto — um jovem casal e seus filhos pequenos —, que buscavam um espaço de descanso e com ambientes integrados. Para atender a esse desejo, Gilda projetou cinco suítes e salas ligadas ao terraço — que acomoda o estar, o espaço gourmet e a sala de TV. O ambiente conta, ainda, com uma porta que o separa ou integra as áreas, dependendo do uso.
Na estrutura da casa, destacam materiais como pedra, madeira e vidro, que ajuda a criar uma conexão entre os ambientes internos e o jardim e a mata ao redor. Os grandes planos da arquitetura também ajudam a promover essa integração e os beirais enormes protegem a construção do sol e da chuva. As vigas de aço foram pintadas na cor marrom fosco para ficarem no mesmo tom do telhado e das esquadrias de madeira.
Por fim, o jardim com diversas espécies de alturas e texturas diferentes traz privacidade e cria uma sensação de oásis, junto da piscina e o deck de madeira. Ao anoitecer, a iluminação cria um efeito cênico, destacando a casa na paisagem e criando um ambiente aconchegante para os moradores curtirem a noite ao ar livre.
Quer ver mais fotos deste projeto incrível? Acesse a galeria abaixo!