Casa Created with Sketch.

Casa é autossuficiente em energia e se conecta com paisagem florestal

Pensado para clientes compromissados com a sustentabilidade, o projeto visou uma casa de energia líquida zero

 (Joe Fletcher/Divulgação)

Energeticamente autossuficiente. Este foi o alvo do escritório Faulkner Architects para o projeto desta casa, em Orinda (Califórnia). Situada na estrada, o imóvel foi planejado para clientes compromissados com a sustentabilidade do meio ambiente.

 (Joe Fletcher/Divulgação)

O objetivo inicial era reformar uma casa de fazenda de 1954 situada sob um velho vale de carvalho. Em última análise, porém, a estrutura foi considerada inadequada e a equipe de design resolveu reutilizar a planta existente.

O único elemento sobrevivente da casa original é uma lareira envolta em concreto, que serviu para fornecer apoio estrutural e base para o redesenho.

 (Joe Fletcher/Divulgação)

O ponto alto do projeto, porém, está em sua lógica sustentável. A Miner Road Residence, como foi apelidada, foi guiada pela geração zero de energia líquida. Ou seja, a quantidade total de energia usada pela casa em uma base anual é, aproximadamente, igual à quantidade de energia renovável criada no local.

 (Joe Fletcher/Divulgação)

Enquanto os painéis de chuva de calibre 14 fornecem um revestimento que não pede por manutenção, altos níveis de isolamento e eficiência de envidraçamento reduzem a necessidade de aquecimento e resfriamento.

Um sistema fotovoltaico fornece energia renovável no local e provou gerar mais energia elétrica do que a usada pela casa durante o primeiro ano.

Como a água residual das tarefas domésticas é coletada e reutilizada para irrigação, a água da chuva é coletada separadamente através de um sistema de telhado, do qual é canalizada até o final de um corredor e expressa como uma cachoeira.

 (Joe Fletcher/Divulgação)

A casa foi disposta com um plano aberto voltado para fora, que se conecta diretamente com a paisagem florestal circundante.

Um mezanino interior tem vista para o espaço familiar de altura dupla. O exterior, por sua vez, é envolto por painéis de chuva de aço corten, enquanto os interiores recebem acabamentos de madeira de carvalho inacabada, aproveitando o custo de manutenção anual zero.

Confira na galeria abaixo outras fotos da Miner Road Residence:

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s