Casa Created with Sketch.

Casa com portas deslizantes muda de acordo com o clima

Feita de madeira, esta casa em Eindhoven se abre ou se fecha para o jardim, dependendo da hora do dia

 (Jorrit 't Hoen/dezeen)

Imagine ter uma casa de campo que pode mudar de layout de acordo com o clima ou com a atividade que você tem vontade de fazer no dia. Esse foi o pedido que uma cliente mais que especial fez ao arquiteto holandês Caspar Schols. Projetada como uma encomenda de sua mãe, a Cabin Anna, como é chamada a casa, tem 45 m² e é toda feita de madeira e vidro.

 (Jorrit 't Hoen/dezeen)

Para traduzir a versatilidade desejada por sua mãe em possibilidades reais, Caspar projetou uma casa de desenho simples, mas com um recurso prático: paredes que correm de um lado para o outro feitas de madeira e vidro. Assim, é possível revelar ou delimitar a vista do jardim e do lago, que ficam dentro da propriedade de seus pais, em Eindhoven, na Holanda.

A ideia é usar a casa, que funciona como um anexo de lazer, para receber os amigos em jantares especiais, praticar hobbies, como pintura e meditação, além de ser palco para apresentações de teatro feitas pelos netos de seus pais.

 (Jorrit 't Hoen/dezeen)

Repare na foto acima, que o arquiteto separou a estrutura interna da externa, que inclui a cobertura de metal, a fim de conseguir fazer os movimentos para criar layouts diferentes. Para chegar nessa solução, ele buscou inspiração na moda. “Eu procurei criar um desenho com muita flexibilidade, assim como a das roupas. A ideia é conseguir mudar as camadas da casa quase tão facilmente quanto trocar de roupa quando desejar”, explica.

Por dentro, há um clima acolhedor, com lareira, poltronas e muito espaço livre. Assim, quando o tempo está ruim, as paredes podem ser fechadas para criar um refúgio acolhedor e aconchegante, com terraços ao ar livre nas laterais. Mas, quando a temperatura aumenta, a camada externa pode ser aberta para trazer luz natural, enquanto a concha de vidro interna permanece fechada para proteger os moradores da chuva ou do vento. As portas laterais garantem ventilação cruzada. 

 (Jorrit 't Hoen/dezeen)

Mas, quando o tempo está mais ensolarado, os proprietários têm a possibilidade de abrir a concha de vidro e criar um espaço ao ar livre bem no meio da casa, onde estão a cama, a lareira e os outros móveis“Imagine poder dormir sob as estrelas, tomar sol, fazer uma festa ou apenas relaxar e aproveitar sua liberdade enquanto se sente perfeitamente confortável”, fala o arquiteto.

A última opção de layout é o modo festa e funciona quando os moradores deslizam as duas conchas de vidro para fora e criam um espaço coberto no centro. Isso cria uma grande área interna, com espaço para uma mesa de 10 metros de comprimento, que pode receber até 30 pessoas. Nada mal, não?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s