Conheça a arena temporária dos shows virtuais do ABBA!

Estúdio de arquitetura britânico Stufish projetou uma Arena hexagonal, no leste de Londres, que será o local da turnê virtual do grupo pop sueco ABBA.

Por Redação Atualizado em 16 jun 2022, 15h15 - Publicado em 17 jun 2022, 19h00
Arena do show do Abba
Dirk Lindner/Reprodução

A ABBA Arena hexagonal do estúdio de arquitetura britânico Stufish, no leste de Londres, será o local para a turnê virtual do grupo pop sueco ABBA.

Chamado ABBA Arena, o local com capacidade para 3 mil pessoas perto do Parque Olímpico Queen Elizabeth foi construído como sede da turnê de reunião de realidade virtual do ABBA, que começou em 27 de maio de 2022.

Arena do show do Abba
Dirk Lindner/Reprodução

De acordo com Stufish, é o maior local desmontável do mundo e será realocado quando o show terminar em cinco anos.

A forma do espaço hexagonal, que foi construído pelos especialistas em eventos e estruturas ES Global, foi derivado diretamente da necessidade de o público ter uma visão ininterrupta do show digital.

Arena do show do Abba
Dirk Lindner/Reprodução

“A ABBA Arena foi projetada de dentro para fora, o que significa que os requisitos do show e as experiências do público foram o principal impulsionador de tudo o que se seguiu”, disse o CEO da Stufish, Ray Winkler, ao Dezeen.

“A disposição dos assentos e a relação com a tela e o palco exigiam um grande espaço de vão único que pudesse fornecer todos os requisitos logísticos e técnicos do show, mantendo e aumentando a magia da performance”, continuou ele.

Show do Abba
Credit: Johan Persson Dirk Lindner/Reprodução

“Ele combina performance ao vivo com Abbatars de uma maneira nunca feita antes, fundindo o digital com o físico que borra as linhas entre os dois.”

O edifício de 25,5 metros de altura foi feito de aço e madeira maciça. Ele foi envolto em ripas de madeira verticais que incorporam um grande logotipo de LED ABBA de luz de tira.

Arena do show do Abba
Dirk Lindner/Reprodução
Continua após a publicidade

Através do exterior forrado de ripas, há vislumbres do grande teto abobadado de aço geodésico que envolve a arena, que tem 1.650 assentos e espaço para uma plateia de 1.350 pessoas em pé.

“Além das credenciais sustentáveis ​​[da madeira] e dos vínculos com a arquitetura escandinava, as ripas de madeira dão ao exterior uma aparência moderna e limpa que cobre uma grande área de superfície com uso eficiente de material”, disse Winkler.

Arena do show do Abba
Dirk Lindner/Reprodução

A turnê ABBA Voyage é um show virtual onde os quatro membros do grupo pop sueco são projetados em uma tela de 65 milhões de pixels. Os avatares digitais tocam a música do grupo para um show virtual de 90 minutos.

O interior foi projetado para criar um espaço ininterrupto de colunas de 70 metros, onde a experiência de 360 ​​graus pode ocorrer sem comprometer a visão do público.

A estrutura tem um design desmontável que permite que o local seja desconstruído em seções e realocado para outros locais seguindo a residência virtual do ABBA.

Arena do show do Abba
Credit: Johan Persson Dirk Lindner/Reprodução

Um dossel de madeira em forma de favo de mel, construído pela Stage One, se estende desde a entrada do local até a entrada do local, abrigando os visitantes do exterior.

Sob o dossel e conduzindo ao local, um lounge para convidados, banheiros, bem como barracas de comida, bebida e varejo foram organizados em módulos hexagonais para ecoar a geometria do local.

Arena do show do Abba
Credit: Johan Persson Dirk Lindner/Reprodução

A arena recebeu permissão para permanecer no local do leste de Londres por cinco anos.

Stufish é responsável pela criação de vários locais de shows em todo o mundo. Na China, o estúdio de arquitetura envolveu um teatro em uma fachada dourada ondulante. Em 2021, apresentou seu projeto para um teatro vertical socialmente distanciado em resposta à pandemia de coronavírus.

*Via Dezeen

Continua após a publicidade

Publicidade