Apê de 16 m² alia funcionalidade e boa localização para vida cosmopolita
Projetado por Elie Metni, o apartamento fica localizado no telhado de um prédio antigo, no centro de Achrafieh, a poucos passos de restaurantes e de lojas
Ninguém está querendo romantizar os pequenos espaços. A verdade é que, em grandes cidades, o chamado downsizing – uma tendência de apartamentos minúsculos – tem tomado conta dos novos empreendimentos.
As construtoras têm se atentado ao novo estilo de vida do morar e ofertado cada vez mais moradias com metragens reduzidas. Essa tendência tem sido emergente, principalmente, para quem busca um local bem localizado – próximo a transporte público, lojas, mercados, farmácias e outros – e funcional, apresentando o essencial em pequenos metros.
Beirute é um exemplo dessas metrópoles, onde a busca por esse tipo de imóvel tem crescido exponencialmente. Para ilustrar, trazemos aqui o projeto da Shoebox, um microapartamento de 16 m², que apresenta boas soluções para as metragens reduzidas.
Projetado por Elie Metni, o apartamento fica localizado no telhado de um prédio antigo, no centro de Achrafieh, a poucos passos de restaurantes e de lojas. O interior é caracterizado pela cor branca, uma solução que auxilia a melhora da luz natural e faz com que pareça maior.
A unidade oferece flexibilidade, permitindo a adaptação conforme o morador precisa, especialmente quando os visitantes vêm para ficar. A mesa de jantar pode ser escondida e esticada, para ser usada também como mesinha de trabalho. Nela, ainda ficam encaixadas duas cadeiras.
O sofá tem armazenamento embaixo para livros e revistas, além de uma mesa de café e porta-copos, lixeira e apoio para os pés, que aparecem quando necessário.
Grandes azulejos quadrados revestem o chão e as paredes da cozinha e continuam no banheiro logo atrás.
A cama de casal abriga nichos vazados para serem usados como armários. Dentro deles, interruptores de energia são alocados para recarregar eletrônicos.