Continua após publicidade

Acabamentos de parede: dicas de revestimento para sua casa

Escolher o melhor revestimento para a parede é importante para garantir conforto e estilo. Confira dicas do que usar!

Por Yeska Coelho
Atualizado em 19 Maio 2024, 15h59 - Publicado em 21 jan 2021, 06h00

Como o próprio nome já diz, os acabamentos são revestimentos colocados como complementos para decorar ou deixar mais resistente a parede ou o piso de um empreendimento. 

São materiais inseridos no espaço para dar finalização ao visual, trazendo uma percepção mais caricata do estilo desejado pelo morador. Indo de encontro com a filosofia de que menos é mais, os acabamentos são capazes de criar uma atmosfera totalmente nova para o espaço com pequenas mudanças na sua estrutura. 

A seguir, separamos algumas dicas de revestimento que fazem bonito em projetos de interiores:

Rodapé

Acabamentos de parede: dicas de revestimento para sua casa. Foto mostra home office com mesa de madeira e cadeira giratória com acabamento em tom de cinza. O rodapé é branco, assim como a porta de acesso ao ambiente. O piso é de madeira.
Projeto de Dantas & Passos Arquitetura. (Maura Mello/Divulgação)

Os rodapés são acabamentos que conferem estilo e sofisticação nos projetos. Muito além de serem só decorativos, eles são importantes pois preservam a parede evitando o contato constante com sujeiras locais. 

Continua após a publicidade

Feitos geralmente em gesso, MDF ou PVC, eles trazem elegância ao espaço. Uma dica para decorar utilizando os rodapés é incluir cores que contrastem com a parede para garantir um visual mais despojado.

Por outro lado, se o que você busca é sofisticação, utilizar pedras como granito ou mármore nos rodapés passa uma sensação luxuosa ao ambiente.  

Papel de Parede

Acabamentos de parede: dicas de revestimento para sua casa. Projeto de Abrazo Interiores. Na foto, quarto, piso de madeira, cama de casal, cabeceira estofada, papel de parede.
Projeto de Abrazo Interiores. (Julia Herman/Divulgação)

Uma proposta econômica, mas com opções super bacanas para revestir a parede, são os papéis de parede. Com uma versatilidade gigante e opções para todos os gostos disponíveis no mercado, esse acabamento é um dos mais buscados por sua fácil aplicação e baixo custo. 

Continua após a publicidade

Decorar utilizando o papel de parede não é uma tarefa difícil, mas com tantas opções diferentes, é normal se sentir eufórico e em dúvida sobre qual a melhor opção. 

Acabamentos de parede: dicas de revestimento para sua casa. Projeto de Manoela Fleck. Na foto, banheiro com papel de parede com estampa de folha, metais pretos.
Projeto de Manoela Fleck. (Raiana Medina/Casa.com.br)

Nesses casos, o ideal é buscar por modelos que complementam e reforçam o estilo adotado na décor do seu espaço.

No caso de papel de parede estampado, optar por incluí-lo em uma só parede pode ser uma ideia esperta, mas se o desejo for colocar a textura em todo o cômodo, é interessante avaliar se os móveis utilizados não contrastam com a parede de maneira negativa. 

Continua após a publicidade

Buscar a harmonia entre o papel de parede e as cores do mobiliário é a chave para decorar sem erro!

Azulejos

Acabamentos de parede: dicas de revestimento para sua casa. Projeto de Carolina Munhoz. Na foto, lavabo com azulejos estampados e espelho.
Projeto de Carolina Munhoz. (Renato Navarro/Divulgação)

Os azulejos são ideias espertas para incluir em cavidades específicas da parede para dar vida ao espaço.

Continua após a publicidade

Além de decorativos, os azulejos permitem uma higienização mais fácil, e são recomendados para locais com úmidos – como banheiros e varandas – e também em espaços com predisposição a acumular gorduras – como cozinhas e churrasqueiras

Acabamentos de parede: dicas de revestimento para sua casa. Projeto de Hanna Lerner Arquitetura. Na foto, varanda gourmet com parede de azulejos estampados.
Projeto de Hanna Lerner Arquitetura. (André Nazareth/Casa.com.br)

Os azulejos estão disponíveis em diferentes formas, tamanhos, cores e estampas no mercado. Para escolher, é importante buscar elementos que tragam personalidade ao projeto decorativo do seu cantinho!

Cortiça

A cortiça é um revestimento moderno perfeito para lares sustentáveis, pois no processo de fabricação, sua matéria-prima é extraída com baixo impacto na natureza. Além disso, trata-se de um revestimento leve e que não acumula sujeiras, logo, para quem tem alergias e sensibilidade ao pó, apostar nesse acabamento pode ser uma boa pedida.

Continua após a publicidade

Tinta na parede

Acabamentos de parede: dicas de revestimento para sua casa. Projeto de Renata Patelli, Na foto, quarto infantil com quadros e tapete.
Projeto de Renata Patelli. (Flavio Teperman/Casa.com.br)

Pode parecer óbvio, mas escolher a tinta certa para a parede pode trazer benefícios que vão além da estética.

Atualmente no mercado, mais do que só cores, existem soluções que evitam a aparição de mofo e até tintas que possuem isolamento térmico para dar mais aconchego ao lar.

Acabamentos de parede: dicas de revestimento para sua casa. Projeto de Go Up Arquitetura. Na foto, sala de estar, sofá branco, meia parede rosa.
Projeto de Go Up . (Robson Figueiredo/Divulgação)

Além disso, as tintas oferecem uma opção econômica e duradoura para criar uma nova aparência para o ambiente. Você pode optar por pintar todo um espaço, apenas uma parede, o teto ou até mesmo buscar inspirações criativas de desenhos e formas geométricas para a estrutura. O que não falta é opção!

 

Publicidade