Casa Created with Sketch.

Acabamentos de parede: dicas de revestimento para sua casa

Escolher o melhor revestimento para a parede é importante para garantir conforto e estilo. Confira dicas do que usar!

Como o próprio nome já diz, os acabamentos são revestimentos colocados como complementos para decorar ou deixar mais resistente a parede ou o piso de um empreendimento. 

São materiais inseridos no espaço para dar finalização ao visual, trazendo uma percepção mais caricata do estilo desejado pelo morador. Indo de encontro com a filosofia de que menos é mais, os acabamentos são capazes de criar uma atmosfera totalmente nova para o espaço com pequenas mudanças na sua estrutura. 

A seguir, separamos algumas dicas de revestimento que fazem bonito em projetos de interiores:

Rodapé

 (Divulgação/Casa.com.br)

Os rodapés são acabamentos que conferem estilo e sofisticação nos projetos. Muito além de serem só decorativos, eles são importantes pois preservam a parede evitando o contato constante com sujeiras locais. 

Feitos geralmente em gesso, MDF ou PVC, eles trazem elegância ao espaço. Uma dica para decorar utilizando os rodapés é incluir cores que contrastem com a parede para garantir um visual mais despojado.

Por outro lado, se o que você busca é sofisticação, utilizar pedras como granito ou mármore nos rodapés passa uma sensação luxuosa ao ambiente.  

Papel de Parede

Na parede ao lado, papel com imagem de mapa da marca argentina Enamoradas del Muro. Conceitos da educação montessoriana e pikler inspiraram o ambiente, que traz elementos para incentivar atividades motoras e a autonomia das crianças. Por isso, Maria Rita apostou em uma copinha de apoio, perfeita para instigar a família a preparar um lanche juntos.

Na parede ao lado, papel com imagem de mapa da marca argentina Enamoradas del Muro. Conceitos da educação montessoriana e pikler inspiraram o ambiente, que traz elementos para incentivar atividades motoras e a autonomia das crianças. Por isso, Maria Rita apostou em uma copinha de apoio, perfeita para instigar a família a preparar um lanche juntos. (Divulgação/Casa.com.br)

Uma proposta econômica, mas com opções super bacanas para revestir a parede, são os papéis de parede. Com uma versatilidade gigante e opções para todos os gostos disponíveis no mercado, esse acabamento é um dos mais buscados por sua fácil aplicação e baixo custo. 

Decorar utilizando o papel de parede não é uma tarefa difícil, mas com tantas opções diferentes, é normal se sentir eufórico e em dúvida sobre qual a melhor opção. 

Nesses casos, o ideal é buscar por modelos que complementam e reforçam o estilo adotado na décor do seu espaço.

No caso de papel de parede estampado, optar por incluí-lo em uma só parede pode ser uma ideia esperta, mas se o desejo for colocar a textura em todo o cômodo, é interessante avaliar se os móveis utilizados não contrastam com a parede de maneira negativa. 

Buscar a harmonia entre o papel de parede e as cores do mobiliário é a chave para decorar sem erro!

Azulejos

 (Evelyn Müller e Julia Herman/Casa.com.br)

Os azulejos são ideias espertas para incluir em cavidades específicas da parede para dar vida ao espaço.

Além de decorativos, os azulejos permitem uma higienização mais fácil, e são recomendados para locais com úmidos – como banheiros e varandas – e também em espaços com predisposição a acumular gorduras – como cozinhas e churrasqueiras. 

Os azulejos estão disponíveis em diferentes formas, tamanhos, cores e estampas no mercado. Para escolher, é importante buscar elementos que tragam personalidade ao projeto decorativo do seu cantinho!

Cortiça

 (Miguel Flores-Vianna/Divulgação)

A cortiça é um revestimento moderno perfeito para lares sustentáveis, pois no processo de fabricação, sua matéria-prima é extraída com baixo impacto na natureza. Além disso, trata-se de um revestimento leve e que não acumula sujeiras, logo, para quem tem alergias e sensibilidade ao pó, apostar nesse acabamento pode ser uma boa pedida.

Tinta na parede

Pode parecer óbvio, mas escolher a tinta certa para a parede pode trazer benefícios que vão além da estética.

Atualmente no mercado, mais do que só cores, existem soluções que evitam a aparição de mofo e até tintas que possuem isolamento térmico para dar mais aconchego ao lar.

Além disso, as tintas oferecem uma opção econômica e duradoura para criar uma nova aparência para o ambiente. Você pode optar por pintar todo um espaço, apenas uma parede, o teto ou até mesmo buscar inspirações criativas de desenhos e formas geométricas para a estrutura. O que não falta é opção!

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.