Casa Created with Sketch.

7 livrarias incríveis assinadas pelo escritório X+living

Os projetos remetem a cenários fantásticos que mesclam tetos espelhados, estantes com design original, referências à cultura chinesa e ilusões de ótica

 (Feng Shao/CASACOR)

Fundado em 2011 pela designer de interiores Li Xiang, o escritório X+Living rapidamente ganhou reconhecimento no mundo da decoração (e nas redes sociais!) por seus projetos que mesclam arte, design e arquitetura. Sua estética única – muitas vezes comparada a cenários de filmes de ficção – está presente em mais de 20 projetos em toda a China, entre lojas, restaurantes, hotéis e escritórios. Quando se trata de livrarias, as lojas remetem a cenários fantásticos que mesclam, entre outros elementos, tetos espelhados, estantes com design original, referências à cultura chinesa e ilusões de ótica. Confira abaixo sete projetos assinados pelo escritório.

Barcos entre livros

 

 (Feng Shao/CASACOR)

A livraria Dujiangyan Zhongshuge fica em Chengdu e impressiona pelo visual: as estantes em formato de C criam arcos que se repetem nos espelhos do teto, assim como as colunas repletas de livros. O piso escuro, junto com os expositores em formato oval soltos pelo espaço, criam uma ilusão de barcos navegando entre os livros.

Bambu e arrozais

 

 (Feng Shao/CASACOR)

Ao entrar na Chengdu Zhongshuge, os visitantes são impactados por uma parede de vidro escrita. Mas isso é só o começo do projeto: das estantes de livros que lembram pés de bambu ao espaço infantil com cogumelos, cada ambiente traz uma novidade. Entre as estantes de 5 m de altura revestidas de tijolos vermelhos é possível tomar um café e na sala de leitura, a escada com diferentes alturas remete a terraços de arrozais.

Como num jardim

 

 (Feng Shao/CASACOR)

Junto à loja de departamento Lafayette, a livraria Zhongshuge de Beijing utiliza escadas para criar diferentes níveis e criar uma sensação de que o espaço está flutuando. Inspirado nos clássicos “Moon Gates” chineses (passagens de formato circular presentes em jardins), as estantes contam com design circular que dão movimento à arquitetura e conectam espaços. A área de estudos remete a um bambuzal.

Descubra mais livrarias espetaculares na matéria completa da CASACOR!

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.