Continua após publicidade

Vinílico, cerâmica, laminado, porcelanato ou granito: qual escolher?

Conheça as características dos cinco revestimentos mais comuns usados em casas e apartamentos

Por Redação
Atualizado em 14 nov 2023, 08h29 - Publicado em 11 nov 2023, 15h00

Para remodelar um ambiente, não é somente mudar os móveis de lugar, é preciso investir em mudanças nas paredes que coordenam toda a decoração. Uma das opções que pode ajudar na construção do novo ambiente é o uso de revestimentos: são eles que constroem o estilo com qualidade, além de ajudar no conforto térmico e acústico.

A Staccato Portinari lista abaixo os cinco tipos de revestimentos mais comuns utilizados em casa e suas características principais. Confira!

Piso Vinílico

Projeto de Ikeda Arquitetura. Na foto, sala de estar com cozinha
Projeto de Ikeda Arquitetura. (Luiza Schreier/Casa.com.br)

Composto por plastificantes, cargas minerais e o vinil, o piso vinílico é uma opção de revestimento sustentável, além de ser prático e versátil porque é fácil de instalar. Com a opção de ser colado ou clicado, ele paralisa o acúmulo de poeira no ambiente e é resistente a manchas e riscos.

Revestimento vinílico
Linha Basic, padrão Kansas, da Eucafloor. (Eucatex/Eucafloor/Casa.com.br)

O piso vinílico também traz facilidade na hora da limpeza, é hipoalergênico e atóxico, além de ter variedade de cores para transformar os ambientes, tornando-os mais aconchegantes e sofisticados.

Piso Laminado

sala de apartamento
Sala de apartamento em projeto da designer de interiores Nara Cunha. (Daniel Mansur/CASA CLAUDIA)

É recomendado por apresentar maior versatilidade com padrões amadeirados e pode ser facilmente instalado com presilhas e objetos que serão usados na parede. O laminado é feito por um painel de madeira de alta densidade chamado HDF com adesivo para dar melhor acabamento. Além de ser sensível à umidade, é uma das opções mais acessíveis no mercado para deixar os ambientes mais elegantes sem precisar investir muito.

Nogueira Flórida da linha Unique.
Nogueira Flórida da linha Unique. (Divulgação/Casa.com.br)

Resistente a riscos causados pela movimentação de móveis, ele tem alta durabilidade que o torna imune aos danos e pode ser limpo de forma eficiente.

Porcelanato

Sala de tv minimalista com parede cinza clara, rack de madeira e sofá baixo; escada branca com guarda corpo preto.
Projeto de Piacesi Arquitetura. (estudiony18/Casa.com.br)

Altamente durável e resistente, o porcelanato é um material produzido a partir do quartzo, argila e outros elementos que são prensados e secos a altas temperaturas. Pode ser usado em ambientes externos ou internos. Com a coloração uniforme, as peças possuem acabamento vitrificado e boa resistência a desgastes. Há vários modelos: o porcelanato polido tem a superfície lisa e com brilho; o acetinado é menos escorregadio e apresenta menos brilho; e o esmaltado tem uma camada de esmalte que o torna fosco, liso e áspero.

porcelanato
Coleção Boulevard, da Portinari. (Divulgação/Casa.com.br)

O porcelanato apresenta baixa absorção de água, tem variedades de cores, texturas e tamanhos, com preços variados no mercado. Além de ser fácil de limpar, pode ser reposto, não exige mão de obra especializada para instalar e é usado em diversos projetos por deixar os ambientes mais modernos.

Cerâmica Esmaltada

Apê de 84 m² ganha décor delicado em tons de azul, verde e rosa. Projeto de Dani Espírito Santo. Na foto, varanda gourmet com parede com ceramica que imita tijolinho, mesa e marcenaria verde.
Projeto de Dani Espírito Santo. (Cari Borelli/Casa.com.br)

A cerâmica esmaltada tem uma camada de esmalte que dá acabamento lustroso e impermeável e ajuda a conservar o material livre de infiltrações. Por isso, é usada como decoração ou revestimento, já que ajuda a ter uma limpeza mais rápida e prática.

Revestimento Cerâmico
Breccia Capraia, da Roca Cerâmica. (Roca/Casa.com.br)

Com três tipos disponíveis no mercado, o acabamento polido proporciona um efeito semelhante ao cristal porque são usadas resinas diamantadas que eliminam as imperfeições. O acabamento brilhante reflete muita luz com cores destacadas e pouca iluminação indireta, mas tem uma textura muito lisa, o que a torna escorregadia. O acabamento mate é o tipo que não brilha por apresentar uma textura mais áspera.

Granito

Painel ripado e marmorizado em pé-direito duplo é destaque em apê de 240m². Projeto de Marta Martins. Na foto, cozinha com layout L e parede de azulejos.
Projeto de Marta Martins. (Rafael Renzo/Casa.com.br)

Pedra composta por quartzo, mica e feldspato, o granito é um revestimento com maior dureza, que o torna ideal para evitar que quebre com facilidade ou fique com arranhões. Usado em ambientes internos e externos, é um material versátil, sofisticado e resistente.

Estante de serralheria separa quarto e cozinha neste apê de 23 m². Projeto do Estúdio Taco. Na foto, cozinha com subway tiles, marcenaria verde e granito preto.
Projeto do Estúdio Taco. (Julia Novoa Fotografia/Casa.com.br)

Formado por minerais, ele se destaca por suas diversas cores e tonalidades e os tipos de granito disponíveis no mercado são feitos de acordo com cada necessidade. Normalmente, o granito é usado em bancadas, cozinhas e banheiros.

 

Publicidade