Quais são as vantagens e desvantagens das cubas esculpidas?
Descubra quais são as vantagens e desvantagens das cubas esculpidas, bem como os principais materiais dessa tendência
O que são as cubas esculpidas
As cubas são o destaque nas bancadas dos banheiros e lavabos. A tendência dos projetos hoje são as cubas esculpidas, modelos que são feitos “embutidos” no mesmo material da bancada, parecendo que foram talhadas diretamente delas.
Vantagens das cubas esculpidas
Segundo os arquitetos Daniel Szego e Fredy Terzian, do escritório Geração Arquitetura, a grande vantagem da cuba esculpida é seu apelo estético. Ela cria um visual uniforme e elegante no banheiro.
“Também é possível fazer um acabamento para esconder o ralo, a válvula do sifão”, comentam.
Outro ponto positivo é que o morador não fica preso aos modelos comerciais, ele pode ter uma peça que se encaixa perfeitamente em seu cômodo. “Conseguimos criar cubas mais largas, mais finas, retangulares e triangulares. Já fizemos bastantes formatos diferentes com cubas esculpidas”.
Desvantagens das cubas esculpidas
Ainda que bonitas, as cubas esculpidas têm algumas desvantagens. Por possuírem juntas de material nos cantos, elas podem ter vazamentos ou descolamentos quando não executadas propriamente.
Essas mesmas juntas também dificultam a limpeza, já que podem acumular água. “Elas não têm a melhor ergonomia para a água correr para o ralo, então essas questões podem aparecer”, explicam os arquitetos. Por serem uma peça única, também é difícil dar manutenção em caso de imprevistos, como uma entupimento, por exemplo.
Eles também ressaltam a importância de escolher um material resistente para evitar desgastes.
Principais materiais em cubas esculpidas
- Corian
- Granitos e mármores
- Porcelanatos
- Quartzos (como Silestone)
- Dekton