Tira-dúvidas da obra: é hora de definir a bancada da lavanderia

Com um bom tampo, a área de serviço se torna bastante funcional. Avalie três alternativas com materiais de características diferentes

Por Marcio Moraes, arquiteto Atualizado em 9 set 2021, 12h57 - Publicado em 15 Maio 2017, 15h15

Independentemente da metragem do imóvel, o local destinado à área de serviço quase sempre se revela pequeno para o necessário e menor do que o desejado.

Para contornar essa situação e dar funcionalidade à lavanderia, a sugestão é instalar uma bancada na qual seja possível embutir o tanque, abrigar a máquina lava e seca e, ainda, acomodar um armário que guarde balde, sabão, panos e escovas no espaço livre sob o tanque. O resultado, muitas vezes surpreendente, ajuda bastante na arrumação geral.

Continuidade da cozinha, a lavanderia possui bancada de concreto, que percorre toda a área social deste apartamento assinado pelo escritório Stuchi & Leite. Divulgação/Maíra Acayaba

Ao escolher o material adequado à sua bancada, considere os seguintes parâmetros:

1. Primeiro, analise se haverá a necessidade de adaptação dos pontos hidráulicos existentes, como a posição do esgoto e a altura da torneira (no caso de um modelo de parede).

Continua após a publicidade

2. Depois, pense na estética do ambiente com relação à cozinha: o tampo para preparo de alimentos está próximo? Há integração visual e de acabamentos entre os dois lugares?

3. Por fim, avalie sua disponibilidade financeira e a ajuste às diversas opções que existem no mercado.

Compare

A tabela abaixo lista as peculiaridades de três tampos (medindo 0,60 x 1,20 m) acompanhados de tanque de aço inox de 0,8 mm de espessura. Todas as configurações são duráveis e fáceis de instalar, bem como oferecem manutenção simples.

Tabela/Arquitetura e Construção
Continua após a publicidade

Publicidade