Continua após publicidade

Tiny house na árvore de 40m² flutua a 4m do solo e é autossuficiente

A casa na árvore, batizada Altar Ninho, é uma hospedagem da empresa Altar e foi criada pelo escritório Natureza Urbana

Por Redação
Atualizado em 22 out 2023, 20h45 - Publicado em 17 out 2023, 19h00

Quem nunca teve o sonho de morar em uma casa na árvore? O Altar Ninho é mais um projeto do Altar, uma empresa de hospedagens diferentes, em estilo glamping, é a forma de realizar esse desejo! Essa tiny house com 40m² (20m² de área interna e 20m² de deck) foi feita para ser um refúgio em meio à natureza.

Tiny house na árvore de 40m² flutua a 4m do solo e é autossuficiente. Na foto, casa vista de frente.
(Divulgação/Casa.com.br)

Entre as copas das árvores, essa tipologia proporciona uma experiência de levitação e contemplação, além de possibilitar implantações mais complexas para a contemplação de paisagens incríveis . Todo o projeto de arquitetura e design foi assinado pela Natureza Urbana, que possui ampla experiência em projetos em áreas naturais, e de desenvolvimento imobiliário e turístico que priorizam o conceito de integração com a natureza e conservação da biodiversidade.

Tiny house na árvore de 40m² flutua a 4m do solo e é autossuficiente. Na foto,
(Divulgação/Casa.com.br)

A casa é elevada a quase 4 metros do solo, na altura das árvores, dentro da fazenda Pedra Alta e com vista e acesso à represa de Joanópolis. “O propósito se conecta com o imaginário e sonho de criança da casa na árvore. O destino une montanha com sensação de litoral. Além disso, o hóspede tem uma área de lazer própria com sofá, mesa externa, chuveirão e churrasqueira”, comenta Pedro Lira, arquiteto e sócio do Altar e Natureza Urbana.

Tiny house na árvore de 40m² flutua a 4m do solo e é autossuficiente. Na foto, cozinha.
(Divulgação/Casa.com.br)

Para a construção da casa da árvore foram investidos R$400 mil. O design tecnológico e sustentável se coloca como abrigo para um espaço de imersão e conexão com a natureza. A decoração e mobiliário, soluções de iluminação e ventilação e as aberturas foram pensadas para maximizar a experiência do visitante.

Tiny house na árvore de 40m² flutua a 4m do solo e é autossuficiente. Na foto, casa com hóspedes.
(Divulgação/Casa.com.br)

Os projetos da Altar são pré-fabricados, localizados sempre em lugares oníricos, com um twist a mais de tecnologia. Além do cuidado estético, com linhas clean, muito vidro e acabamentos de primeira, a construção é totalmente autossuficiente. Ainda no caso da Ninho, o fato de ser elevada, também reduz o seu impacto no solo.

Continua após a publicidade
Tiny house na árvore de 40m² flutua a 4m do solo e é autossuficiente. Na foto, quarto com beliche.
(Divulgação/Casa.com.br)

“Queremos criar uma dinâmica de integração entre cada espaço. Altar Flutuante 1, Prainha e Ninho são próximas umas das outras, cada uma com sua privacidade assegurada, porém, caso a locação seja feita por grupos, os jardins e áreas de lazer podem ser compartilhadas”, ressalta Renata Bagnolesi, sócia do Altar.

Tiny house na árvore de 40m² flutua a 4m do solo e é autossuficiente. Na foto, deck externo
(Divulgação/Casa.com.br)

A casa na árvore ainda conta com uma inovadora beliche queen size, acomodando até 2 adultos e 2 crianças, com uma grande janela para a mata. Apesar da casa não ser flutuante, a grande janela ao lado das camas proporciona o relaxamento dos hóspedes com vista para a mata e a represa e provoca a sensação de estar flutuando. Além disso, a hospedagem possui uma abertura zenital no banheiro, que permite um banho com vista para o céu e a copa das árvores.

Tiny house na árvore de 40m² flutua a 4m do solo e é autossuficiente. Na foto, vista externa da casa para lago.
(Divulgação/Casa.com.br)

O empreendimento tem realizado parcerias com outras empresas, agregando valor e conceitos às experiências do Altar, como a linha Altar para a Tok&Stok, uma série de produtos desenvolvidos pela Natureza Urbana e que hoje decoram algumas unidades do Altar e que são vendidos em todas as lojas da rede Tok&Stok.

Continua após a publicidade

Veja todas as fotos na galeria abaixo:

Publicidade