Sala de estar liga todos os ambientes deste apartamento carioca

A fim de unir as unidades vizinhas e conquistar uma vista ainda maior do Morro Dois Irmãos, no Rio de Janeiro, paredes foram postas abaixo

Por Simone Raitzik
Atualizado em 9 set 2021, 12h51 - Publicado em 6 jun 2017, 15h59
A sala tem piso de tacão de peroba (7 x 42 cm) na paginação espinha de peixe (Forex). Nas janelas, painéis de vidro (Clear), sem esquadrias, pivotam e se recolhem nas laterais. Discreto obstáculo à paisagem, o cano de escoamento das águas pluviais do prédio é resquício da reforma.  (Andre Nazareth/Andre Nazareth)
Continua após publicidade

O apartamento de dois quartos e 117 metros quadrados no bairro carioca do Leblon dava direito a uma visão estonteante do Morro Dois Irmãos. Desde que o compraram, os proprietários ficaram de olho na unidade ao lado.

“Inicialmente, usava o imóvel apenas como escritório. Mas logo percebi o potencial do espaço com farta luz natural e uma paisagem incrível na janela, de frente para a montanha, um privilégio. Só faltava um pouco mais de metragem para virar uma casa de família, com ambientes generosos”, conta a dona, que encomendou a reforma ao Estúdio Chão, dos arquitetos Antonio Pedro Coutinho e Adriano Carneiro de Mendonça.

Apartamento carioca Andre Nazareth
Ao fundo, a porta de entrada da suíte do casal, pintada de branco, é emoldurada pela estante de freijó. A viga de concreto do tipo mão-francesa desenha um inusitado elemento triangular em plena sala. Almofadas e manta da Trama Casa. (Andre Nazareth/Andre Nazareth)

Quando o vizinho de 94 metros quadrados apareceu à venda, não houve hesitação. “Fechei negócio na hora, pois seria a oportunidade de conseguir uma morada única em um ponto maravilhoso da Zona Sul.” Aos arquitetos, coube o desafio de estudar uma incorporação orgânica.

Apartamento carioca Estúdio Chão
A estante de freijó de 8 m de comprimento, desenho do Estúdio Chão, foi executada pela Roberto Machado Marcenaria incluindo uma prancha para a bancada do escritório. “O móvel vai de ponta a ponta em uma das laterais da sala, trazendo aconchego”, diz Antonio. No teto, as vigas apareceram após a retirada do rebaixo de gesso. (Andre Nazareth/Andre Nazareth)
Continua após a publicidade

“Foi um quebra-quebra total, com alguns contratempos ao longo do caminho. Na unidade antiga, já deles, as paredes tinham sido postas abaixo e sabíamos da existência da viga de concreto do tipo mão-francesa, que provavelmente estaria rebatida no outro lado. Resolvemos incorporar todas como divisórias, delimitando o estar e criando cantos mais privativos”, conta Antonio Pedro.

Sala com parede de drywall
Painéis com venezianas de freijó (1,35 x 2,60 m) se deslocam e, quando abertos, ficam embutidos numa divisória dupla de drywall. Bancada branca de superfície cristalizada de vidro Marmoglass. O armário superior exibe acabamento de laca fosca, execução da Roberto Machado Marcenaria. (Andre Nazareth/Andre Nazareth)

Outro ponto importante foi estudar as várias possibilidades da planta, optando por um desenho pouco convencional, com quartos voltados para as duas extremidades da sala.

Continua após a publicidade

“Todas as portas do apartamento se abrem diretamente para o estar, colocado como ambiente central. Tomamos partido dessa configuração: de um lado, ficou a suíte do casal, com closet e escritório. Do outro, a cozinha, o quarto do bebê e o de hóspedes. Mantivemos os pontos de água e também o barbará, cano de escoamento de água pluvial original do prédio, que restou quando integramos a varanda. Tudo aparente, dando um tom descolado e cheio de personalidade”, explica ele.

Apartamento carioca Estúdio Chão
Na lateral, a parede estrutural do prédio revela a textura do concreto original, protegido com uma demão de verniz fosco. (Andre Nazareth/Andre Nazareth)

No teto, as vigas também ficaram à vista após o forro de gesso sair de cena. “Evitamos achatar o pé-direito. Esse grafismo irregular desenhando as paredes faz toda a diferença. É como um loft: há improviso e sofisticação na medida certa”, arremata Antonio.

Publicidade