Refúgio tropical no Havaí é projetado para vida ao ar livre
Dois pavilhões ficam às margens de uma formação de lava solidificada de 300 anos

Dois pavilhões a alguns passos de distância um do outro formam este refúgio havaiano, assinado pela arquiteta norte-americana Erin Moore. A construção fica em uma parte elevada da ilha de Maui e, por conta da altitude, é um local bastante fresco, muito mais do que a cidade ao redor. Chamada de Outside House (ou Casa do lado de fora, em tradução livre), o espaço é usado pela dona como um retiro por curtos períodos.
Segundo a autora do projeto, Erin Moore, para o site Dezeen, “a Outside House, é um lugar para se viver do lado de fora”. A arquiteta também comanda um estúdio de prática de design e pesquisa chamado FLOAT.
Leia também: Construção de bambu pode ser erguida em sete dias pelos moradores

Do lado sul, o primeiro módulo acomoda a cama, uma pequena mesa e um espaço de leitura. Sua posição permite que os primeiros raios de sol entrem através das janelas, proporcionando boa iluminação para a leitura matinal e uma soneca. Diferente dos outro pavilhão, este é completamente fechado.

A construção simples é revestida de madeira e policarbonato, e tem aberturas que permitem a passagem do ar e uma boa circulação.
Leia também: Apaixonados pelo calor baiano, casal constrói casa de veraneio

Um pouco mais a frente, uma plataforma coberta dá lugar a uma pequena cozinha ao ar livre, um terraço e um chuveiro. Todos abertos, com vista para o Oceano Pacífico e para a ilha vizinha, Kahoolawe. A estrutura deste pavilhão é feita de aço galvanizado.

Finalizada em janeiro de 2017, a Outside House ganhou o primeiro prêmio da Building Voices Competition, que reconhece design de qualidade em arquipélagos tropicais.
