Pura inspiração: jardim é o coração de projeto híbrido paulistano

A lote reúne escritório, estúdio, sala de ensaio e casa no mesmo espaço

Por Texto: Silvia Gomez | Reportagem Visual: Deborah Apsan
Atualizado em 9 set 2021, 13h14 - Publicado em 20 mar 2017, 17h00
O tom de vinho (Coral, ref. Sequoia Antiga) tinge não apenas as fachadas como também os guarda-corpos de aço.  (Cacá Bratke/Cacá Bratke)
Continua após publicidade

Não foi possível aproveitar nada do imóvel vizinho, comprado com o intuito de ampliar a residência e abrir espaço para o lazer e para a profissão dos moradores – ela atriz, ele jornalista.

“Derrubamos a construção e erguemos uma nova, de 147 metros quadrados, com sauna, banheiros, sala de ensaio e estúdio de som. A edícula da morada original, com 87 metros quadrados, também foi reformada a fim de abrigar o escritório dele no andar de cima, onde chega-se pela passarela com estrutura metálica”, conta o arquiteto e autor, André Vainer.

Projeto híbrido em São Paulo com jardim
A passarela vence o vão de 7,20 m de comprimento, sustentada pela estrutura metálica com piso de concreto pré-moldado. Com sauna, estúdio e sala de ensaio, o volume ao fundo substituiu o sobrado demolido. (Cacá Bratke/Cacá Bratke)

O piso de baixo desse anexo acomodou área de serviço e lavanderia. Entre os volumes coloridos de vermelho, a presença leniente do paisagismo se faz essencial, tornando a rotina mais agradável. “O projeto basicamente organizou a vida dos proprietários, que puderam desocupar um dos quartos da casa, antes destinado a parte dessas atividades.”

Projeto híbrido em São Paulo com jardim
No alto, fica o escritório do proprietário. No térreo, lavanderia e depósitos dividem o espaço voltado para o jardim, com paisagismo assinado por Helena Justo. (Cacá Bratke/Cacá Bratke)
Continua após a publicidade

 

Publicidade