A estrutura metálica é mais versátil do que se pensa! Ela dá forma a piscinas, condomínio e até à galeria de arte
Por Marília Medrado
22 nov 2023, 13h00
Empresa canadense reutiliza os módulos para estruturar tanques que fazem a diversão da família.
(Reprodução/Dezeen)
Continua após publicidade
Foi-se o tempo em que os contêineres transportavam apenas cargas em navios e trens. Na arquitetura do século 21, os módulos estruturam projetos comerciais e residenciais, com tudo a que os moradores têm direito. Selecionamos propostas para lá de interessantes que mostram o potencial dessas caixas metálicas.
Vale lembrar que por trás da tendência construtiva, a promessa é nobre: possibilitar construções de baixo custo, rápidas e sustentáveis!
1/11 A empresa Modpools transforma contêineres usados em piscinas. (Reprodução/Dezeen)
2/11 Saídos da China, os módulos marítimos são descarregados na América do Norte e reaproveitados pela fábrica canadense. (Reprodução/Dezeen)
3/11 Seis contêineres estruturam a residência curitibana projetada pelo arquiteto Danilo Corbas, da Container Box. O ripado e a porta de madeira proporcionam sensação de acolhimento à fachada predominantemente branca. A cor agrada aos moradores e contribui para o conforto térmico no interior da morada. (Divulgação/Tatiana C. H. Stavitzki)
4/11 O projeto tirou partido do desalinhamento dos módulos para criar espaços como a garagem, os terraços e a área de churrasqueira. (Divulgação/Tatiana C. H. Stavitzki)
5/11 Na zona oeste do Rio de Janeiro, este condomínio projetado pela arquiteta Camila Mesquita, do escritório Clau Arquitetura, é composto por unidades feitas de estrutura metálica. (Divulgação/Andre Nazareth)
6/11 O lado externo das peças foi tingido com tinta esmalte verde. O guarda-corpo da varanda e o da sacada são compostos de metalon e vergalhões. (Divulgação/Andre Nazareth)
7/11 Nos fundos da residência, o terraço se une à mata da encosta. Veja mais foto do projeto. (Divulgação/Andre Nazareth)
8/11 Desde outubro de 2016, a unidade dos Jardins da Galeria Baró, em São Paulo, ganhou um anexo feito de estruturas metálicas. A proposta é de autoria da Contain[it]. (Divulgação/Divulgação)
9/11 A Galer[it], como é chamado o anexo, foi montado em uma estrutura móvel, onde são realizadas performances e exposições temporárias. A perspectiva é de que o módulo seja levado como espaço de arte para feiras e outras cidades. (Divulgação/Divulgação)
10/11Na capital paulista, o público encontra lojas, serviços e restaurantes reunidos entre os dois andares feitos de caixas marítimas reutilizadas. Batizado de Vila Butantan, o espaço de convivência de 4 mil m² na zona oeste da cidade é assinado pelo escritório de arquitetura Todescan Siciliano. (Divulgação/Henrique Padilha)
11/11 No deck central, utilizou-se madeira de eucalipto tratado, recurso que possui uma grande durabilidade, proveniente de fonte renovável. (Divulgação/Henrique Padilha)
Newsletter
Dicas, inspirações e notícias sobre decoração, arquitetura, jardinagem e organização para sua casa. Quem mora, precisa! Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter