5 projetos de casas e apartamentos com escadas modernas e inesquecíveis
Confira cinco projetos com escadas marcantes. Com estilos e materiais diferentes, elas são verdadeiras protagonistas nessas casas e apês.

As escadas deixaram de ser apenas elementos funcionais nos projetos de arquitetura de alto padrão para se consolidarem como protagonistas da estética dos ambientes. Mais do que conectar pavimentos, elas assumem papel cenográfico, marcando a identidade do espaço com força escultórica e imponência visual. Do mármore ao concreto aparente, da madeira ao metal, a diversidade de materiais e formatos — retos, helicoidais, suspensos ou flutuantes — amplia as possibilidades criativas, tornando-as verdadeiras obras de design capazes de transformar a percepção de um projeto.
Confira, a seguir, cinco projetos assinados por grandes nomes da arquitetura contemporânea e por escritórios consolidados que apresentam escadas que transcendem a função.
Escada em madeira e metal + escada helicoidal

Esta residência projetada por Fernanda Marques em São Paulo é marcada pela transparência, integração com a paisagem e uso de materiais essenciais como concreto, aço e vidro. O terreno em declive foi um desafio incorporado ao projeto, que criou soluções que equilibram luminosidade, amplitude e privacidade.

Entre os elementos de destaque, está a escada helicoidal, que conecta o living e as áreas sociais ao mezanino, onde ficam home theater, academia e terraço com lareira, e ao pavimento inferior, destinado às suítes e espaços íntimos. Mais que um elo funcional, a escada atua como peça escultórica dentro da residência, reforçando a estética contemporânea do projeto.

Outra escada do projeto conecta pavimentos sem comprometer a vista e a iluminação natural oferecida pelo pé-direito duplo e janelas piso-teto. Executada em estrutura metálica com degraus em madeira, ela também serve como o suporte para o balanço.

Escada caracol em mármore

Assinado por Jayme Bernardo, este apartamento duplex traduz a ideia de refúgio urbano em pleno coração da cidade. Localizado em andar alto, o imóvel oferece uma vista privilegiada que alcança os limites urbanos, reforçando a sensação de amplitude e conexão com o entorno.

O grande destaque é a escada caracol, que assume papel de escultura central no ambiente. Revestida em mármore branco, com laterais em carvalho americano e acabamento em laca branca, a peça se impõe como elemento de design.
Escada helicoidal em pedra

Nesta residência, projeto de Fernanda Rubatino, o diálogo entre tradição e modernidade se manifesta em cada detalhe. No centro dessa composição, ergue-se o elemento que redefine o espaço: uma escada helicoidal preta, de desenho orgânico, que se projeta como uma verdadeira escultura.

Os degraus revestidos em pedra natural revelam o cuidado com a materialidade, enquanto a curva contínua da guarda-corpo metálica confere movimento e leveza, contrastando com a sobriedade da cor.
Escada flutuante em madeira

No projeto FV, assinado pela arquiteta Ticiane Lima, a escada foi concebida como peça de design autoral, integrando função e estética de forma minimalista. Além de conectar os níveis do loft de 97 m², no Itaim Bibi, sua estrutura abriga um móvel que funciona como pisada e apoio, otimizando o espaço de forma discreta e sofisticada.

Os degraus são fixados diretamente na parede, criando a ilusão de estarem flutuando na composição.

O apartamento traduz o estilo de vida criativo e prático de seu morador, um publicitário apaixonado por design. Pé-direito duplo, iluminação natural abundante, obras de arte e mobiliário selecionado reforçam o caráter clean e elegante do projeto, enquanto soluções inteligentes escondem eletrodomésticos e eletrônicos para preservar a pureza estética.
Escada elegante em madeira com base em pedra

Localizada no coração da sala de estar com pé-direito duplo, a escada desta casa, assinada pela Mayresse Arquitetura, foi concebida como uma verdadeira escultura: linear, composta por degraus em madeira e base em pedra natural mont’blanc. A iluminação zenital, estrategicamente posicionada sobre ela, reforça seu caráter cenográfico e transforma o elemento funcional em peça de destaque arquitetônico.

Inserida em uma residência de concreto aparente, pedra natural e vidro, a escada conecta os dois pavimentos da casa, marcada por espaços amplos e integrados que dialogam com a piscina de transbordo e a área social. Por ter degraus delgados, quando vista de perfil, a escada cria um marcante desenho zigue-zague.