Madeira realmente aquece os espaços?
"Madeira aquece os espaços" é uma frase bastante usada na decoração. Veja se o revestimento realmente deixa os espaços aconchegantes:

Com a chegada do inverno e a queda nas temperaturas, cresce a busca por soluções que deixem os ambientes mais aconchegantes e termicamente equilibrados. Em projetos arquitetônicos contemporâneos, o conforto em relação à temperatura deixou de ser um diferencial para se tornar um requisito essencial. Nesse cenário, o uso de painéis de madeira tem ganhado espaço não só pela estética, mas também pelo potencial de influenciar positivamente a sensação térmica dos ambientes internos.

Um estudo de 2025 de pesquisadores da Universidade de Oregon e da Universidade Nebraska-Lincoln, Denise Blankenberger Gravelle, Jason Stenson, Mark Fretz ORCID e Kevin Van Den Wymelenberg, publicado na Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MDPI), comprovou que o uso de painéis internos de madeira em ambientes fechados pode elevar significativamente a percepção de conforto térmico, mesmo sem alteração real da temperatura.
Em uma câmara climática controlada, os participantes relataram sensação térmica mais agradável e acolhedora em ambientes com revestimentos de madeira aparente, em comparação com paredes de gesso.

“A percepção de conforto vai além do termômetro. Ambientes com superfícies de madeira transmitem calor visual e sensação de acolhimento, o que impacta diretamente no bem-estar”, explica Patricia Cisternas, gerente de marketing da Duratex. “Painéis de MDF e MDP, quando bem especificados, contribuem para criar espaços mais equilibrados, não só visualmente, mas também sensorialmente.”

Mas o conforto proporcionado pela madeira não está restrito à percepção, ele acontece de fato. Um estudo do Prof. Dr. João Carlos Moreschi, da Universidade Federal do Paraná, destaca que a condutividade térmica da madeira é muito pequena quando comparada a outros materiais. Isso se deve à sua estrutura porosa, que dificulta a transmissão de calor, ao contrário de materiais homogêneos como metais, que conduzem calor com muito mais facilidade. Ou seja, a madeira ajuda a manter o ambiente mais agradável ao longo do ano, tanto no frio quanto no calor.
“Quando pensamos em uma condição térmica agradável, muitas vezes a atenção se volta apenas para sistemas como ar-condicionado e isolamento com mantas, mas o uso de materiais naturalmente eficientes, como a madeira, pode fazer uma boa diferença no desempenho do ambiente”, explica Patricia.