Fachada de hotel interage com os pedestres em São Paulo

Premiada internacionalmente, a proposta viva do designer Guto Requena permite que o público interfira no visual do prédio

Por Por Redação Atualizado em 9 set 2021, 13h15 - Publicado em 14 mar 2017, 16h19

Os sons ao redor do WZ Hotel Jardins, localizado na movimentada Avenida Rebouças, em São Paulo, podem ser vistos na fachada da construção, batizada de Criatura de Luz. É isso mesmo que você leu!

A partir da análise do burburinho que acontece ali, foram criados padrões gráficos. Eles, por sua vez, deram origem ao desenho de chapas metálicas douradas, azuis e cinzas que revestem o edifício, traduzindo a paisagem sonora do endereço de 26 andares.

A estrutura parece ser feita de pixels coloridos. (Foto: Divulgação)

À noite, a proposta do designer Guto Requena, responsável por redesenhar a fachada do hotel, se traduz em um jogo de luzes interativo. Composta por 200 barras de LED, a criação tem baixo gasto energético.

Continua após a publicidade

As ondas sonoras são transformadas em padrões luminosos ao anoitecer. (Foto: Divulgação)

Quem passa por ali também pode interferir no visual da construção! Basta ter um celular na mão e o aplicativo WZ Hotel, disponível para iOS e Android, instalado. A fachada reflete os comandos de toque ou voz dado pelo usuário no app.

Recentemente, o trabalho conquistou a categoria arquitetura no prêmio IF Design Award, a principal honraria do design mundial.

Continua após a publicidade

Publicidade