Material prático, resistente e barato, ele comprova sua versatilidade em múltiplos usos neste espaço de trabalho
Por Arquitetura & Construção Digital
Atualizado em 9 set 2021, 14h03 - Publicado em 4 abr 2016, 22h30
A equipe do Auá Arquitetos posa na bancada de OSB.
Foto: Luiz Carlos Bulla Jr./
Publicidade
Publicidade
Subir na mesa é permitido. É com esse desafio que os profissionais do Auá Arquitetos convidam os visitantes a entrar na sede do escritório, em Maringá, Paraná.
As paredes de vidro agem como uma espécie de vitrine para o trabalho da equipe, mantendo tudo transparente e permeável ao olhar, segundo palavras dos próprios envolvidos.
O OSB, material barato, resistente e cheio de personalidade domina os 40 m² de área, indo da fachada ao fundo, moldando plataformas, tablados, mesas e apoios.
1/12 O espaço de 40 m² foi organizado por meio de um volume em placas de OSB que se estende desde a fachada até o fundo, dobrando-se pela sala de forma a configurar espaços de ambiências diversas e baixo custo. (Foto: Luiz Carlos Bulla Jr.)
2/12 Paraciclos na frente do escritório guardam as bikes de arquitetos e visitantes. (Foto: Luiz Carlos Bulla Jr.)
3/12 Logo na entrada surge a arquibancada voltada para a calçada, um espaço versátil que serve de sala de reunião e espaço para leituras e conversas. Dali pode-se contemplar a vida na calçada, observando as pessoas e os carros que passam em diferentes ritmos ao longo do dia. (Foto: Luiz Carlos Bulla Jr.)
4/12 Projeto de Auá Arquitetos (Foto: Luiz Carlos Bulla Jr.)
5/12 Olhando para cima está a grelha que preenche todo o espaço, pendurada por vigas metálicas. Sua função é tornar a escala do espaço mais aconchegante, diminuindo a elevada altura da sala e criando interessantes efeitos de luz ao longo do dia e da noite. (Foto: Luiz Carlos Bulla Jr.)
6/12 É possível ainda deslocar parte da arquibancada para debaixo de uma das bancadas, integrando áreas de trabalho e reunião e garantindo condições de acessibilidade. Acompanhe a mudança nas imagens a seguir. (Foto: Luiz Carlos Bulla Jr.)
7/12 Diferente da concepção de mobiliário tradicional que separa os planos de pisar, sentar e trabalhar, um único volume de OSB convida as pessoas a se movimentarem pelo espaço, desfrutando da surpresa gerada pelas mudanças de nível e interagindo com ele de forma efetiva, experimentando arquitetura. Projeto de Auá Arquitetos (Foto: Luiz Carlos Bulla Jr.)
8/12 É possível ainda deslocar parte da arquibancada para debaixo de uma das bancadas, integrando áreas de trabalho e reunião e garantindo condições de acessibilidade. (Foto: Luiz Carlos Bulla Jr.)
9/12 É possível ainda deslocar parte da arquibancada para debaixo de uma das bancadas, integrando áreas de trabalho e reunião e garantindo condições de acessibilidade. (Foto: Luiz Carlos Bulla Jr.)
10/12 Projeto de Auá Arquitetos (Foto: Luiz Carlos Bulla Jr.)
11/12 Detalhe da passarela-biblioteca. (Foto: Luiz Carlos Bulla Jr.)
12/12 Projeto de Auá Arquitetos (Foto: Luiz Carlos Bulla Jr.)