Dicas para usar o ar condicionado em dias quentes e chuvosos
Além de aliviar o calor, o aparelho ajuda a reduzir a umidade, o que por si só traz maior conforto térmico
Em muitos lugares do país, o fim e começo de ano são marcados pelos dias abafados e com pancadas de chuva forte. A união desses dois fatores aumenta o desconforto térmico, já que a alta umidade provoca sensação maior de calor, mesmo que a temperatura seja relativamente baixa.
Este ano a variação de temperatura e o comportamento do clima têm sido uma grande surpresa para diversos estados do Brasil. Com um território tão extenso, é possível que no sudeste o verão seja um pouco mais frio, enquanto cidades do norte, nordeste e mesmo do sul tenham dias de chuva e tempo quente.
Para dias de oscilação de temperatura, o ar condicionado atua nessas duas frentes, reduzindo a temperatura e a umidade. Porém, embora ele ajude a desumidificar, o interior da evaporadora inevitavelmente fica úmido, devido ao próprio processo de climatização. Por isso, é recomendado manter o aparelho ligado na função ventilação por 1 a 2 horas após o uso para evitar a proliferação de fungos e mofo.
Além disso, lembre-se de limpar mensalmente os filtros, pois a poeira acumulada serve de alimento para fungos que podem crescer no ar condicionado, e nas épocas úmidas a tendência desses microrganismos se proliferarem é maior.
Para combater a umidade do ambiente, lembre-se também de usar a função desumidificar para combater a presença de fungos e ácaros nas paredes do cômodo, um terror para a saúde respiratória de muitas pessoas.
Segundo Nilson Murayama, Gerente de Marketing e Produto da Daikin, o uso do ar-condicionado nessa época também é recomendável para eliminar odores. “A maior umidade favorece o desprendimento de moléculas de odor que ficam impregnadas nas paredes e teto ao longo do ano. É por isso que nessas épocas muitas pessoas começam a sentir odores desagradáveis pela casa, mesmo que aparentemente não haja uma causa clara”, explica.