Cozinha: novidades e tendências internacionais para este ambiente

Grandes marcas participaram da Eurocucina, mostra que apresenta as tendências mais quentes do segmento. Veja aqui os principais lançamentos

Por Dan Brunini Atualizado em 9 set 2021, 10h43 - Publicado em 21 jun 2018, 12h02

Materiais nanotecnológicos combinados com outros naturais, bancadas sobrepostas e muitos itens escondidos, inclusive torneiras. Essas foram algumas das apostas dos principais expositores da Eurocucina, um dos maiores eventos do setor. “Os tons escuros predominaram nas bancadas e nos armários, criando blocos únicos”, explica o arquiteto Carlos Navero. Com a ideia de a cozinha ser um lugar cada vez mais aberto para o resto da casa, especialmente para a sala, os acabamentos se tornaram um elo importante entre as áreas. No centro do ambiente, reinando absoluta, a ilha celebra a convivência em torno do fogão e aparece enriquecida com acessórios multitarefa, como tábuas de cortar, bandejas e escorredores. “Os mármores, porcelanatos e as pedras compostas vieram com força, dando forma a tampos com cubas esculpidas”, observa a arquiteta Patrícia Lamana. Se a intenção é esconder o trecho de trabalho, especialmente quando há integração com o living, entram em cena soluções de marcenaria e serralheria refinadas. “Portas basculantes se movimentam para ocultar tudo ou ficam recolhidas dentro dos armários, quando o ambiente está em uso”, fala a designer de interiores Adriana Fontana. Outra tendência são as mesas retráteis ou fixas que saem das bancadas e apresentam vários formatos – retangulares, quadrados e ovais –, mas sempre como uma extensão da pia. Veja alguns exemplos nas próximas páginas.

 

 

RECEBER COM PRATICIDADE


Divulgação/Divulgação

A marca austríaca Team 7 encontrou no uso da madeira clara – a espécie filigno – a melhor forma de trazer aconchego ao ambiente, estimulando os encontros da família e dos amigos. Com um desenho limpo e sem puxadores à mostra, os móveis da coleção Filigno estabelecem uma conexão harmônica entre cozinha, sala de jantar e living. Enquanto a parte da frente da ilha cumpre a função de aparador durante as recepções em torno do fogão, o bloco de trabalho com bancada de porcelanato deixa livre um espaço prático para o preparo dos alimentos. Os painéis de madeira natural têm apenas 12 mm de espessura: são três camadas unidas manualmente, reforçando a ideia de sofisticação do conjunto

 

PARECE UM APARADOR

Divulgação/Divulgação

As silhuetas arredondadas de inspiração retrô ganharam o contraponto futurista do aço inox no modelo Ego, com design de Alberto Torsello para a italiana Abimis. Um dos destaques é a porta totalmente integrada à estrutura do móvel, recurso viável graças ao pivô articulado criado pela marca para não exigir nenhum tipo de ajuste. A cozinha, produzida com acabamento manual polido, espelhado ou pintado em qualquer cor, acaba se transformando numa peça escultural. Já a bancada pode ser contígua ao móvel ou compor uma peça separada. Todas as versões usam o aço AISI 304, material ultrarresistente e higiênico, simplificando a limpeza.

Continua após a publicidade

 

ENIGMÁTICA CAIXA BRANCA

Leicht/P.Schumacher/Divulgação

Evolução da já consagrada cozinha aberta, a ideia de um ambiente dentro de outro (neste caso, o bloco-compartimento diante da ilha) norteia a proposta da marca alemã Leicht. O inusitado cômodo mescla funções de estar e armazenamento: dentro, há armários para a lavanderia e a despensa; fora, um nicho faz as vezes de banco. Para a completa integração visual, repetem-se os acabamentos presentes na sala e nos cômodos adjacentes. Neste modelo Bondi-E/Xylo, isso se dá com leveza: laca mate no tom frosty white e tampos de superfície sintética na mesma cor se unem a trechos de carvalho natural. As opções disponíveis de materiais, cores e texturas são numerosas.

 

PARA OS CHEFS DOMÉSTICOS

Divulgação/Divulgação

A ideia da cozinha Ak_Project é combinar o máximo de modularidade nos móveis para oferecer muita liberdade de composição em diferentes layouts. Há um catálogo exclusivo com 12 configurações e 25 opções de acabamentos, dos laminados melamínicos às lacas brilhantes e escovadas. Concebida pela marca italiana Arrital em colaboração com o chef Andrea Berton, essa novidade leva em conta todas as necessidades de quem gosta de cozinhar. Em nome da praticidade, a bancada multifuncional Twice (em primeiro plano, na foto) é mais alta, permitindo expandir o plano de trabalho e deixando a área mais ergonômica. Cada conjunto também pode ter a porta personalizada: com borda reta, borda a 30 graus, perfil de alumínio, alça externa ou embutida.

Na galeria abaixo você confere alguns detalhes e acessórios que prometem tornar a cozinha protagonista:

Continua após a publicidade

Publicidade