Condomínio em Mato Grosso rodeado por mata nativa possui lago de 11 mil m²
Projeto assinado pelo escritório Truvian Arquitetura também possui estação de tratamento de esgoto e irrigação dos jardins feita com água do lago
O Condomínio Arboreto está situado há cinco minutos do centro de Sorriso, no Mato Grosso, em uma área bastante arborizada e próxima ao Rio Lira, muito importante na história da cidade.
No local, um grupo de pioneiros batizou a cidade de “Sorriso”, para transmitir otimismo e incentivo à labuta dos migrantes sulistas. Motivada por um povo que tem amor a sua terra, Luciane, filha do colonizador Claudino Francio, decidiu empreender no local.
O projeto de arquitetura, feito pelo escritório Truvian Arquitetura, partiu da necessidade de circundar a mata nativa com todos os espaços comuns voltados para ela, o que permite um pôr-do-sol que reflete a horizontalidade dos prédios, além da sensação de bem-estar e desfrute da floresta preservada.
O condomínio possui 319 terrenos, em uma área de mais de 369 mil m², com 50% de área de lazer e mata preservada.
O condomínio também conta com um lago de mais de 11 mil m², piscina, academia, espaço de jogos, espaço jovem, salão de festas, dois espaços gourmets e quadras esportivas, além de um restaurante com brinquedoteca que funciona exclusivamente para os condôminos e seus convidados.
O restaurante e o bar aproveitam o desnível do terreno que, através dos espelhos d´água com borda infinita, promovem uma continuidade com o lago, onde frequentemente circundam gansos e outros animais silvestres, para a alegria das crianças. Os lounges dentro do espelho d´água também contribuem com a sensação de que o lago está mais próximo.
Por estarem próximo da mata, o salão de festas e os espaços gourmets também podem ser usufruídos por pessoas de fora. Os gourmets ficam do lado oposto ao lago e permitem, através de um deck elevado, aproveitar toda a iluminação do empreendimento enquanto também conferem privacidade para as festas.
A arquitetura, que segue linhas horizontais e fluidas, é envolta por jardins, o que traz luz natural e ventilação para os ambientes. Materiais como madeira e basalto compõem com a água e o paisagismo, reforçando a proposta de não conflitar com o meio ambiente e contribuindo com a sensação de aconchego.
Por fim, um dos destaques é a sustentabilidade – desde a seleção do lixo, manutenção da mata nativa, compostagem do lixo orgânico e implantação de uma estação de tratamento de esgoto, até a irrigação dos jardins, feita com água do lago.