Chapa perfurada define área exclusiva para os armários
Solução reserva espaço atrás da cama, com direito a duas discretas passagens

Ao reformar apartamentos pequenos, o melhor é tirar paredes em vez de acrescentar, certo? O arquiteto José Guilherme Carceles, sócio de Diogo Luz no escritório Casa 100 Arquitetura, também pensava assim até planejar as mudanças deste imóvel de 40 m². Os moradores pediram um local separado para os armários, e incluir a divisória de chapa perfurada foi o jeito de realizar o desejo sem incorrer em excessos visuais. “A leveza do material deixou o closet aparente e poupou o restante do ambiente de interferências”, avalia o arquiteto.
Portas laterais se abrem para circulação. A presença maciça do pínus, usado para dar unidade aos revestimentos, não concorre com a chapa perfurada da divisória. (Foto: Quadra2)
No desenho feito pela dupla, as abas nas laterais funcionam como portas – não há maçanetas ou puxadores porque o fechamento usa ímãs. Apesar da proximidade com o tom natural das placas metálicas, elas foram cobertas com o mesmo cinza visto na marcenaria do apartamento.
Pintura em tom claro acentua sensação de leveza da estrutura (Crédito: Campoy Estúdio)
1. Tirantes metálicos presos na laje fixam uma barra de aço na qual os painéis estão parafusados. Todo esse aparato fica devidamente disfarçado pelo forro de gesso. A estrutura também se prende ao piso por meio de parafusos.
2. Criada especialmente para este projeto, a folha fixa central mede 1,20 x 1,95 m. As abas móveis contam com 61 x 2,60 m – embora estreitas, são confortáveis para uso doméstico. As chapas, finíssimas, têm apenas 2 mm de espessura.