Continua após publicidade

Casa de praia de 150 m² parece flutuar em meio à natureza

O terreno difícil não foi problema para o Studio Carlito e Renata Pascucci criarem um refúgio dos sonhos no litoral paulista

Por Nádia Kaku
Atualizado em 29 abr 2024, 11h37 - Publicado em 26 abr 2024, 13h00

O casal Studio Carlito e Renata Pascucci mora no litoral norte de São Paulo há mais de 20 anos e, quando encontrou um terreno na Praia de Toque-Toque Grande, em São Sebastião, com vista cinematográfica para a natureza, não teve dúvidas de que ali seria o cenário de seu novo refúgio.

Mas, para construir a casa de 150 m², diversos desafios precisaram ser enfrentados: a área estreita tinha somente 10 m de frente e um declive acentuado, além de pouco espaço de ocupação para construção, conforme as normas locais.

Casa de praia de 150 m² parece flutuar em meio à natureza. Projeto de Studio Carlito e Renata Pascucci. Na foto, sala com vista para o mar e cozinha integrada.
(Julia Novoa/Divulgação)

“Desde a fundação até a concretagem das lajes e das paredes, criamos artimanhas para chegar com o material até o local e diversas vezes construímos passagens para executar o serviço, verdadeiras passarelas nas alturas. Para a base dos pilotis, fizemos um escorregador de quase 30 m de comprimento para transportar concreto, blocos e ferragem”, contam os profissionais.

Casa de praia de 150 m² parece flutuar em meio à natureza. Projeto de Studio Carlito e Renata Pascucci. Na foto, piscina com vista para o mar e borda infinita.
(Julia Novoa/Divulgação)

O resultado é uma construção suspensa de concreto aparente, com alma caiçara, imersa em meio ao verde. A arquitetura contemporânea de linhas retas e grandes vãos privilegia a vista e o predomínio de materiais naturais como a pedra, a madeira, o aço e o cimento dialoga com a Mata Atlântica do entorno.

Casa de praia de 150 m² parece flutuar em meio à natureza. Projeto de Studio Carlito e Renata Pascucci. Na foto, sala com vista para o mar e cozinha integrada.
(Julia Novoa/Divulgação)

Optamos em utilizar pilares e vigas metálicos galvanizados a fogo, o que permitiu as generosas aberturas das esquadrias e os balanços estruturais“, explica o escritório. Destaque para a piscina com fundo infinito de frente para o oceano e instalada a mais de 60 m de altura do nível do mar, como se estivesse flutuando sob a copa das árvores em uma estrutura de grandes pilotis.

Continua após a publicidade
Casa de praia de 150 m² parece flutuar em meio à natureza. Projeto de Studio Carlito e Renata Pascucci. Na foto, quarto com vista para o mar e parede de tijolos.
(Julia Novoa/Divulgação)

O programa arquitetônico partiu de uma casa para um casal: no pavimento térreo, estão a sala de estar, cozinha integrada, lavabo, área de churrasqueira, deck e piscina. No andar de cima, há apenas uma generosa suíte com acesso para o solarium. A ideia dos moradores é também locar o imóvel para hóspedes.

Veja mais fotos!

Continua após a publicidade
Publicidade