Casa elegante tem fachada com lastras de porcelanato e jardim com lago artificial
O arquiteto José Ribeiro, do escritório Dois Arquitetura, um projeto para erguer do zero a nova casa em estrutura de concreto e fechamentos em alvenaria.

Assim que comprou dois lotes de terreno (com 900m² de área total) dentro de um condomínio fechado, em Teresina (PI), um casal encomendou ao arquiteto José Ribeiro, do escritório Dois Arquitetura, um projeto para erguer do zero a nova casa da família.

“Os clientes pediram uma área externa de lazer generosa com integração total entre os espaços, cozinha gourmet interna, cozinha e apoio de serviço completo, piscina com hidromassagem, uma suíte no andar térreo, quatro suítes no piso superior e decoração contemporânea, aproveitando ainda algumas obras de arte que eles já tinham”, conta José.

A casa foi construída com estrutura de concreto e fechamentos em alvenaria, e a fachada externa foi revestida com lastras de porcelanato no padrão mármore e chapas de alumínio (ACM) no padrão madeira.

Já as fachadas voltadas para o pátio interno receberam portas de correr piso-teto com esquadrias de alumínio preto e vidro transparente para garantir a máxima integração das áreas de convivência internas com a área externa, composta de jardim, lago artificial com peixes, piscina, hidromassagem, deque, churrasqueira e espaço gourmet.

Na decoração, a mesa de jantar Puzzle, do Jader Almeida, o buffet Dior, do Guilherme Torres, a mesa de centro D’Água da Jacqueline Terpins, o sofá da sala de tv, os quadros e alguns móveis da área externa vieram da residência antiga dos moradores. Entre as peças novas, foram priorizados móveis atemporais também assinados por designers brasileiros de renome, como Jader Almeida, Ricardo Fasanello, Sergio Rodrigues e Ronald Sasson.

O arquiteto partiu de uma paleta cromática com base neutra – composta de paredes brancas ou revestidas com painéis ripados amadeirados ou pedra Moledo branca, teto forrado em madeira natural, cortinas de linho off white e piso de porcelanato cinza claro -, e, para não pesar visualmente, pontuou com cores apenas em alguns elementos, a exemplo do sofá Black Tie estofado em tecido laranja, do Ronald Sasson, e o buffet Dior, do Guilherme Torres, que era vermelho e foi repintado de verde.

“Nosso maior desafio neste projeto foi, sem dúvida, setorizar as diferentes funções da área social sem comprometer a integração dos espaços”, finaliza o arquiteto José Ribeiro.
- Arquitetura e ConstruçãoCasa contemporânea em vila de casas geminadas chama atenção com venezianas na fachada
- Casas e apartamentosLinda casa com em Ubatuba tem materiais leves e janela-banco entre cozinha e jantar
- Casas e apartamentosCasa de praia deslumbrante em Trancoso tem módulos conectados por deques de madeira