Casa do Lago convida ao relaxamento com quadra beach tennis e jardins
O escritório Gilda Meirelles Arquitetura criou o projeto da casa em um terreno de 1300 m², com paisagismo de Alex Hanazaki.
Os proprietários desta casa, com uma linda vista para o lago e para a mata em Quinta da Baroneza, sempre foram fãs do trabalho do escritório Gilda Meirelles Arquitetura. Quando encontraram uma residência assinada já pronta, que havia sido feita sob medida para outro morador que acabou precisando se mudar, se apaixonaram à primeira vista.
Com o passar do tempo, a família numerosa passou a visitar a casa com cada vez mais frequência — aos finais de semana, feriados e nas férias — e percebeu que precisaria de mais espaço para acomodar todos confortavelmente, inclusive para recepções de visitas ocasionais. Assim, adquiriram outros terrenos vizinhos, totalizando uma área de 1300 m².
O novo programa consistiu em ampliar e melhorar o jardim e as áreas de lazer – que agora conta com uma quadra de beach tennis com apoio, sala de jogos e home theatre – e serviço – onde foram adicionados uma cozinha, sala de almoço e dependência para funcionários.
Na parte da piscina, todos os revestimentos e acabamentos – que já estavam desgastados pelo tempo e uso, foram refeitos. Além disso, foi incluída uma nova suíte, a pedido dos moradores, onde portas de correr com brises de madeira se abrem diretamente para uma vista de tirar o fôlego do lago da Baroneza.
O partido da reforma foi remodelar parte do terreno para criar uma nova entrada, possível agora com o aumento da área. O desnível do terreno foi aproveitado para quase esconder a garagem sob a nova quadra de beach tennis.
Sendo uma casa de campo, projetada como refúgio temporário da vida urbana, o paisagismo, assinado por Alex Hanazaki, desempenha com esmero o importante papel de destacar e ressaltar a arquitetura.
Como o projeto original havia sido feito pelo mesmo escritório e os proprietários gostaram muito, as arquitetas mantiveram o estilo, modernizando os acabamentos e adicionando novas coberturas e volumes. As cores escolhidas e a opção de esquadria de madeira e revestimento de pedra foram selecionadas especialmente para garantir a fluidez entre arquitetura e o campo, a mata e a paisagem.
O grande desafio, que acabou se tornando a sua maior qualidade, foi a integração do projeto antigo com o novo. O maior destaque é a maneira como a casa parece que foi projetada de uma só vez, e depois de pronta, não conseguimos distinguir o que já existia da parte nova.
Confira todas as fotos na galeria abaixo: