Continua após publicidade

Casa de praia: os principais problemas e como resolvê-los

Maresia, umidade, ferrugem e oxidação: Priscila Poli, especialista em casas de férias e head designer da Casamar, ensina as soluções

Por Redação
4 fev 2024, 13h00

Casas de férias são refúgios cada vez mais procurados para investimento. O que muitos não sabem é que planejar os ambientes de casas de temporada, seja na praia ou no campo, para aluguel ou uso próprio, exige atenção aos detalhes e soluções específicas. Características climáticas e de uso, como ambientes suscetíveis a períodos de inatividade prolongada e/ou alta rotatividade de pessoas, impactam a vida útil dos móveis.

Priscila Poli, head designer da Casamar, pontua que é preciso um planejamento prévio para garantir funcionalidade e durabilidade do mobiliário planejado em ambientes marítimos ou campestres.

Casa de praia: os principais problemas e como resolvê-los
(Divulgação/Casamar/Casa.com.br)

Priscila reconhece, também, que as áreas integradas desses lares desempenham um papel central na rotina destes espaços. “Cozinhas que são integradas com a sala, áreas gourmets e varandas conectadas com as áreas sociais são o coração desse tipo de casa: é onde tudo acontece, onde todos estão juntos o tempo todo, tomando um café, comendo um bolo, assistindo à TV, por isso temos um amor especial por transformar estes espaços, e concluímos a importância de executar ambientes que possam eternizar muitos momentos em família e entre amigos”, esclarece.

Continua após a publicidade

Confira abaixo os 4 principais problemas que aparecem em casas de praia e aprenda a resolvê-los!

Ferragens de móveis enferrujadas

Casa de praia: os principais problemas e como resolvê-los
(Divulgação/Casamar/Casa.com.br)

Solução: não usar inox, e sim materiais com duplo banho de cobre e zinco. Ferragens em inox não são as melhores opções para móveis de casas de férias perfeitas.

Continua após a publicidade

“Indicamos sempre a utilização de uma liga metálica com banho duplo de cobre e zinco. Desse modo as ferragens terão proteção potencializada contra condições climáticas inevitáveis. Sem contar que esse material torna a ferragem mais resistente, por ser um metal mais duro, o que vai ajudar na vida útil do produto, suportar mais aberturas e evitar desregularem – o que diminuirá gastos com manutenção deste mobiliário”, pontua Priscila.

Espelhos oxidados

Apê ganha mezanino com home office, lavabo azul e copa de cozinha turquesa. Projeto de Ana Cano Arquitetura. Na foto, sala de estar, sofá rosa claro, espelho redondo.
Projeto de Ana Cano Arquitetura. (Gustavo Bresciani/Casa.com.br)

Solução: escolha espelhos que não possuem metal na composição. A maioria dos espelhos tem uma camada de metal, como alumínio, na parte de trás para criar o efeito reflexivo, e por isso oxidam.

Ter espelhos em casas de praia e campo sempre foi sinônimo de oxidação, porém já há no mercado espelhos que não possuem metal na composição. Esses espelhos possuem garantia vitalícia contra corrosão e podem ser encontrados em lojas especializadas.

Maresia

Projeto Ana Lúcia Jucá.
Projeto Ana Lúcia Jucá. (Juliano Colodeti, do MCA Estúdio/Casa.com.br)

Solução: sistema de colagem de fita de borda com PUR e película de ação antimicrobiana

O sistema de colagem da fita de borda nos móveis assinados pela Casamar é realizado por maquinários de última geração, utilizando cola do tipo PUR. Isso garante uma aderência completa do material ao móvel, evitando a absorção de gotículas de água salgada presentes no ar nas camadas do MDF.

Já a proteção antimicrobiana controla o desenvolvimento de microrganismos, como bactérias e vírus, em toda extensão do móvel. Totalmente seguro para pessoas, animais e alimentos, conta com ação contínua por toda vida útil do móvel. A proteção não sai com a limpeza diária.

Continua após a publicidade

Umidade (principalmente atrás dos móveis)

Dois apartamentos unidos criam casa de praia para a família em 370 m². Projeto de Maria Augusta Bittencourt, Na foto, sala de estar com tapete geométrico e vista para o mar.
Projeto de Maria Augusta Bittencourt. (Giovanna Gonçalves/Casa.com.br)

Soluções: película antimofo no fundo do mobiliário e película de ação antimicrobiana. A película antimofo possui uma camada impermeabilizante que impede a proliferação de fungos, proporcionando maior proteção ao mobiliário, principalmente em ambientes úmidos – como normalmente são as casas de férias.

Publicidade