Continua após publicidade

Áreas externas da CASACOR Rio 2023 parecem casas de campo

O Restaurante Brise e o Pátio das Lareiras, ambientes de Brise Arquitetura, utilizam tons de verde e materiais naturais handmade

Por Redação
24 ago 2023, 19h00
Áreas externas da CASACOR Rio 2023 parecem casas de campo. Projeto de Brise Arquitetura. Na foto, balcão de bar com espelho na parede e tons de verde. Restaurante com papel de parede tropical.
 (Denilson Machado, do MCA Estudio/Casa.com.br)
Continua após publicidade

As arquitetas Bitty Talbot e Cecilia Teixeira (do escritório Brise Arquitetura) assinam o o Brise Restaurante (com 192 m²) e o Pátio das Lareiras (com 76 m²) na CASACOR Rio 2023. Os dois ambientes são espaços de convivência e permanência onde a boa comida é o melhor pretexto para reunir – e aproximar – amigos e familiares que visitam o evento.

Áreas externas da CASACOR Rio 2023 parecem casas de campo. Projeto de Brise Arquitetura. Fachada do restaurante, como arcos brancos, parede salmão e plantas.
(Denilson Machado, do MCA Estudio/Casa.com.br)

A inspiração do projeto veio da própria arquitetura da construção anexa onde o restaurante foi instalado – a antiga garagem da casa principal -, e de seu entorno repleto vegetações nativas da Mata Atlântica.

Áreas externas da CASACOR Rio 2023 parecem casas de campo. Projeto de Brise Arquitetura. Na foto, restaurante com papel de parede tropical e teto de palha.
(Denilson Machado, do MCA Estudio/Casa.com.br)

A edificação já tinha ares de casa de campo, de fazenda. Decidimos, então, manter esta essência e priorizamos acabamentos de materiais naturais para deixar os ambientes mais aconchegantes”, conta Cecilia.

“Neste projeto, não nos preocupamos com recursos tecnológicos. A ideia aqui é propor justamente o oposto – desconectar para apreciar e saborear a gastronomia, o charme e as particularidades do local. Sem pressa”, acrescenta Bitty.

Áreas externas da CASACOR Rio 2023 parecem casas de campo. Projeto de Brise Arquitetura. Na foto, canto alemão com papel de parede tropical e teto de palha.
(Denilson Machado, do MCA Estudio/Casa.com.br)

No geral, a decoração é leve, alegre e acolhedora. As arquitetas adotaram o verde – em diferentes matizes – como cor predominante do restaurante, presente, sobretudo, nas estampas dos tecidos e na parede ao fundo do bar.

Áreas externas da CASACOR Rio 2023 parecem casas de campo. Projeto de Brise Arquitetura. Na foto, restaurante com piso em espinha de peixe, mesa quadrada e teti de palha.
(Denilson Machado, do MCA Estudio/Casa.com.br)

Elementos produzidos manualmente também se destacam no décor, a exemplo do piso de tijolo natural (colocado um a um, paginado em escama de peixe), as cerâmicas de olaria que revestem o balcão do bar e o tampo das mesas e o forro de palha rústica do teto, trançado no próprio local.

Continua após a publicidade
Áreas externas da CASACOR Rio 2023 parecem casas de campo. Projeto de Brise Arquitetura. Na foto, balcão de bar com espelho na parede e tons de verde.
(Denilson Machado, do MCA Estudio/Casa.com.br)

“Evidente que todo esse charme é também funcional e fácil de manter, os móveis são confortáveis e o layout do espaço foi pensado para garantir uma circulação bem fluida, mesmo em dias de tráfego intenso”, ressalta Cecília. Já a iluminação artificial é mais focada nas áreas de trabalho e difusa nos espaços de permanência, neste caso para criar um clima mais intimista e relaxante.

Veja mais fotos na galeria abaixo!

Publicidade