5 áreas de lazer com churrasqueira
De diferentes estilos, as áreas gourmet estão cada vez mais modernas, mas não deixam de lado o aconchego

O espaço de lazer é sempre uma das partes mais gostosas da casa ou do apartamento para relaxar, receber amigos e curtir momentos com a família. Se o espaço permitir, incluir uma churrasqueira no projeto é uma ótima opção para quem não dispensa um bom churrasco nos fins de semana A seguir, confira 5 projetos de varandas e espaços gourmet que contam com esse recuso:
1. Ambiente planejado para o lazer
Incentivada pelos filhos, a propietária deste imóvel resolveu erguer, ao lado, um anexo de 121 metros quadrados com churrasqueira, forno de pizza e sauna. “Tenho quatro filhos e um deles é chef. Achei que valia a pena investir em uma área de lazer bacana”, diz. Confira a matéria completa clicando aqui.

2. Aqui tem até televisão
A chapa rosa de drywall, especialmente resistente a altas temperaturas, foi o recurso utilizado pelo arquiteto Felipe Rassini para renovar o canto da churrasqueira de um apartamento em São Paulo. “A varanda se transformou em um dos locais favoritos do imóvel. Torná-la mais funcional trouxe conforto e fez diferença na rotina dos moradores”, avalia Felipe. Clicando aqui você pode ver mais detalhes da obra.

3. Varanda gourmet
Para evitar cheiro e fumaça pelo apartamento, a boca da churrasqueira foi tampada: ganhou uma esquadria de abrir semelhante a uma janela acústica de 72 x 80 centímetros, capaz de suportar calor. A estrutura de alumínio pintado de branco com vidro temperado de 8 milímetros (da AtenuaSom) custou R$ 1 280, instalada. Veja mais sobre o projeto clicando aqui.

4. Repaginado para atende as necessidades
“O fundo do terreno da casa foi onde mais mudamos a edificação, estava ocupado pela lavanderia fechada e por um quarto”, lembra a arquiteta Sarah Boannano, do Tria Arquitetura. Para atender os clientes, essa edícula deu espaço a uma churrasqueira (que inclui lavabo e área de serviço) e um quintalzinho. Pensando e integrar o novo anexo ao corpo principal, ainda foi planejado um grande pano de vidro na parede divisória existente ali. Confira o resto da história clicando aqui.

5. Dicas para a construção
Inicialmente, convém verificar o espaço disponível para a instalação da churrasqueira, além de coifa, duto e chaminé para a exaustão da fumaça. “A seguir, escolhe-se o modelo ideal, que pode funcionar a carvão, gás ou eletricidade”, esclarece Marcio Gemignani, diretor da Largrill. Para ver mais dicas como esta, clique aqui.
